Inovação

Porto torna-se capital do empreendedorismo universitário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Até 5 de agosto, o Porto é o anfitrião do maior evento de empreendedorismo digital do mundo, que decorre nas Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia (FEP) da Universidade do Porto.

Dirigida aos estudantes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeias, a European Innovation Academy (EIA) é um programa de empreendedorismo imersivo, que visa potenciar a criação de novas ideias de negócio entre os participantes. Para isso, oferece um curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.

Os 550 estudantes universitários que participam na primeira das cinco edições programadas para o Porto foram recebidos, no domingo à noite, no histórico edifício do Palácio da Bolsa, para um jantar de boas-vindas.

Na sua intervenção, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto com os Pelouro do Ambiente e Transição Climática e Pelouro da Inovação e Transição Digital, lembrou a conexão da EIA com os valores do Município.

“Temos apostado na inovação ao longo dos séculos. Estamos muito satisfeitos por receber este evento e da Universidade do Porto já saíram muitos talentos, o que faz com que a tradição da cidade cresça ainda mais. O objetivo é seguir este caminho de crescimento, que conduzirá a cidade ao futuro.”

Alar Kolk, presidente da EIA, destacou a importância dos parceiros para que o programa seja uma realidade de sucesso nos próximos anos na cidade invicta.

A colaboração com o Município do Porto é uma forma de acelerar as ideias para futuras startups na cidade, sublinhou Alar Kolk e referiu que “ao longo dos [próximos] quatro anos, o Município vai potenciar a criação de 500 ideias para startups, que irão promover a digitalização da economia local. Ter tantas nacionalidades diferentes no Porto é algo sem precedentes para o desenvolvimento económico da cidade”, acrescentou o presidente da EIA.

A EIA arrancou nesta segunda-feira, 18 de julho, e reúne 550 estudantes oriundos de 120 países, com 42 nacionalidades diferentes.

António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, deu as boas vindas aos participantes e congratulou-se pela Universidade do Porto coorganizar o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo. “Esta é uma oportunidade ímpar para centenas de estudantes universitários viverem uma enriquecedora experiência de empreendedorismo, inovação e tecnologia”, sublinhou o reitor.

A iniciativa, nascida em 2011 na Estónia, é apoiada pela Câmara do Porto, Universidade do Porto, Fundação Santander, Beta-i, Google, Universidade de Berkeley e Galp.