Turismo

Porto tem duas atrações turísticas entre as melhores do mundo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Livraria Lello e o Museu FC Porto – Estádio do Dragão foram distinguidos com dois dos sete prémios mundiais dos Remarkable Venue Awards. A atribuição dos galardões, promovidos pela plataforma online global de reserva e compra de bilhetes Tigets, resultou da escolha online de consumidores do mundo inteiro. Os vencedores foram anunciados durante a Cimeira de Inovação no Turismo (Tourism Innovation Summit, TIS), que decorreu, esta semana, em Sevilha.

A Livraria Lello recebeu a distinção de “Local mais Inovador” enquanto o de “Melhor Atração” foi atribuído ao Museu do FC Porto – Estádio do Dragão. Os dois locais já tinham recebido, em setembro, os respetivos prémios de melhor atração em Portugal.

“Audácia e arrojo fazem parte do nosso ADN, há 116 anos, e, por isso, não podíamos estar mais felizes com este reconhecimento como local mais inovador. Ficamos também muito felizes por sermos exemplo de como uma livraria pode reinventar-se e ter a inovação como um dos pilares da sua atuação”, assinala, em comunicado, Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello.

Para a diretora do Museu do FC Porto, “este prémio é um reconhecimento do trabalho que o universo azul e branco tem vindo a desenvolver. É a prova de que quem nos visita realmente reconhece que este museu é um dos melhores museus do mundo”. “Tanto a Câmara Municipal do Porto como a Associação de Turismo Porto e Norte têm feito um grande trabalho de promoção externa da cidade. Mas penso que não há qualquer dúvida quanto à importância deste prémio na promoção externa da cidade”, acrescenta Mafalda Magalhães, citada pelo Porto Canal.

Portugal em grande destaque

Esta foi a primeira vez que o nosso país participou nos Remarkable Venue Awards, ligados ao setor do turismo, e logo com dois dos três Global Winners atribuídos ao Porto (o Oceanário de Lisboa foi eleito o “Local mais Notável”). Portugal destacou-se como o país mais representado entre os premiados na votação internacional.

O prémio de “Melhor Museu” foi atribuído à Casa-Museu Salvador Dalí, em Espanha, e o “Melhor Marco Histórico” ao Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. A Cova de s'Aigua, em Espanha, recebeu o galardão de “Melhor Experiência no Local” e o Museu de Transportes de Londres, no Reino Unido, venceu o prémio de “Melhor Joia Escondida”.

"Um dos grandes destaques da noite é a popularidade das atrações portuguesas que, mesmo concorrendo nos ‘Remarkable Venue Awards’ pela primeira vez, conquistaram três dos sete prémios. Isto é um reconhecimento de que a oferta turística e cultural portuguesa constitui uma referência internacional - e a Tiqets orgulha-se por, ao longo dos anos, ter vindo a apostar crescentemente na promoção do património e do turismo em Portugal", menciona Jaume Vidal, diretor regional da Tiqets para Espanha e Portugal.

Organizados pela Tiqets desde 2017, os Remarkable Venue Awards reconhecem os melhores museus e atrações turísticas do mundo. A eleição destas atrações foi feita através de uma votação global em que participaram consumidores do mundo inteiro. Em competição estavam atrações da Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.