Ambiente

Porto tem 65 mil árvores públicas e a maioria está inventariada e disponível para consulta online

  • Notícia

    Notícia

Inventario_arboreo _cidade.jpg

No Dia Mundial do Ambiente, o Município do Porto apresenta um novo sítio na web dedicado ao inventário arbóreo da cidade. O mapa interativo permite a cada utilizador ver quantas árvores existem numa determinada área ou freguesia, descortinar qual o intervalo de idades e até saber quais as espécies mais preponderantes na sua zona. O concelho do Porto tem cerca de 65 mil árvores públicas, mas neste momento estão inventariadas perto de 50 mil, entre as quais 228 são árvores classificadas ou pertencem a conjuntos arbóreos classificados.

O projeto que contém a georreferenciação de todas as árvores de gestão municipal é uma das grandes novidades do novo Portal de Informação Geográfica do Porto, lançado esta semana, que inclui vários mapas interativos do Porto.

Explorando a plataforma, que disponibiliza todas as árvores inventariadas até ao momento (cerca de 75%), mais precisamente 49.923 árvores, o utilizador tem acesso a toda a informação sobre o riquíssimo património arbóreo da cidade, de forma mais transparente e acessível.

O dashboard está desde já disponibilizado, ainda que parte do inventário arbóreo esteja a ser atualizado em tempo real. O processo de inventário estará concluído presumivelmente até ao final de outubro, mas já é possível ter uma noção da dimensão do arvoredo total da cidade.

Deste mapa, fazem já parte todas as árvores públicas existentes nos vários parques urbanos e jardins do Porto, entre os quais o Parque da Cidade, Parque Oriental, Parque do Covelo, Jardins do Palácio Cristal, entre outros.

Neste momento, a atualização do inventário está focada no arvoredo existente nas diversas ruas e artérias da cidade, onde a Câmara do Porto tem a responsabilidade de manutenção permanente do arvoredo público, que compreende as cerca de 65.000 árvores existentes, em cerca de 42 km2 de território.

O grande objetivo desta nova ferramenta é apresentar aos munícipes uma garantia de que a autarquia trata com o máximo respeito e profissionalismo o seu património arbóreo, identificando as árvores públicas existentes uma a uma, e intervencionando-as de acordo com as suas necessidades e as suas características, garantido o seu saudável desenvolvimento ao mesmo tempo que procura minorar e evitar conflitos com o edificado e com as pessoas.

A plataforma permite ainda consultar todas as árvores de acordo com a sua localização, podendo consultar informações básicas sobre a mesma como a idade e a sua espécie. Adicionalmente, todas as árvores classificadas ou pertencentes a conjuntos arbóreos classificados estão destacadas.

Este projeto insere-se numa política mais abrangente de georreferenciação e identificação de pontos de interesse e informações geográficas relevantes providenciadas de forma livre e aberta pelo Município.

Projeto Florestas Nativas - FUN Porto

A existência de árvores é um fator muito relevante na qualidade de vida da cidade. As árvores são responsáveis por um conjunto de serviços de ecossistema muito importantes que potenciam a preservação da biodiversidade no espaço urbano e melhoria da qualidade do ar, sendo determinante a sua existência para promoção de espaços de fruição, espaços de sombra, diminuição da temperatura média, amortização da velocidade de chegada da água ao solo, entre outros.

Tendo consciência da importância vital de espaços verdes em meios urbanos, nos últimos anos o Município desenvolveu em 2015 o projeto Florestas Nativas - FUN Porto, que consiste na criação de novas manchas verdes, junto aos principais eixos de trânsito, as designadas redes de biospots. Os nós do Regado e de Francos e, mais recentemente, os nós dos Areais, Falcão, Paranhos e Freixo já receberam milhares de novos arbustos, muitos deles vindos diretamente do Viveiro Municipal do Porto .

O inventário arbóreo da cidade pode ser acedido a partir do Portal de Informação Geográfica em mapas.cm-porto.pt, em Informação Temática >> Ambiente >> Inventário arbóreo ou diretamente AQUI.