Porto Tech Hub abre portas à mudança de carreira profissional
Porto.
Notícia
Filipa Brito
A Porto Tech Hub, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), vai realizar a segunda edição do SWitCH QA, uma pós-graduação voltada para a formação de Quality Assurance Testers.
O curso tem 30 vagas disponíveis, sendo que o prazo para a inscrição termina no dia 4 de fevereiro. A pós-graduação é destinada a todos que desejam fazer uma transição de carreira e ingressar no setor tecnológico e também a profissionais que, atualmente, trabalham com testes manuais de software, uma vez que possibilita uma atualização das suas competências para realizar testes de forma automatizada.
Não há restrições quanto à formação académica ou à experiência profissional anterior dos candidatos, sendo necessário apenas possuir uma licenciatura completa. E, para facilitar a requalificação de pessoas que estão atualmente a trabalhar, o curso é ministrado em horário pós-laboral e tem a duração de 32 semanas.
Após a conclusão, os alunos têm a certificação de pós-graduação concedida pelo ISEP. Além disso, poderão ter a possibilidade de realizar um estágio remunerado numa das empresas parceiras da Porto Tech Hub.
Oportunidade de formação específica
"Apesar da alta procura no setor tecnológico, os Quality Assurance Testers, na sua maioria, carecem de formação específica e conhecimento aprofundado sobre as necessidades reais do mercado. Em Portugal, ainda estamos aquém do potencial na área de testes deste setor, crucial para a evolução de produtos de qualidade. O nosso objetivo com o SWitCH QA é mudar isso, ao oferecer a oportunidade a novos profissionais de entrar numa carreira com grandes perspetivas de futuro, tornando-se especialistas qualificados e prontos para inovar num setor em constante transformação", explica Joana Linhas, vice-presidente da Porto Tech Hub.
Durante o curso, os alunos adquirem conhecimentos fundamentais de programação e participam em disciplinas como Desenvolvimento de Software e Testes, concluindo um projeto no fim de cada módulo. O programa abrange globalmente o campo da tecnologia, destacando como os alunos podem realizar testes mais abrangentes e automatizados em comparação com os métodos atualmente praticados no mercado.
O SWitCH QA surge após os resultados positivos de várias edições do curso SWitCH Dev, voltado para a formação de software developers, que já proporcionou a entrada bem-sucedida no mercado tecnológico para mais de 200 profissionais.
Para quem quiser participar na segunda edição deste programa de requalificação tecnológica, todas as informações sobre a iniciativa e o processo de candidatura estão disponíveis no site da Porto Tech Hub.