Habitação

Porto Solidário: apoios da 10.ª edição começam a ser distribuídos em maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Porto_solidario.jpg

Miguel Nogueira

Os primeiros beneficiários da 10.ª edição do Porto Solidário, o programa municipal de apoio à renda para famílias com dificuldades económicas, vão começar a receber ajuda mensal a partir do próximo mês de maio.

De um total de 836 candidaturas, a Domus Social já concluiu a análise de mais de 300 pedidos, com uma taxa de aprovação superior a 80%. Espera-se que até meados do próximo mês seja possível analisar as restantes candidaturas, daquela que foi a edição mais concorrida de sempre.

Dos pedidos aprovados, mais de metade tem como destino pessoas e famílias que usufruíram da 8.ª edição do programa e que, de outra forma, ficariam a partir de maio sem qualquer tipo de ajuda. O novo apoio atribuído vem, assim, garantir estabilidade no rendimento destes agregados.

Os beneficiários do Porto Solidário têm direito ao apoio à renda durante dois anos, sendo que na primeira mensalidade são já incluídos os retroativos correspondentes à data da candidatura.

Recorde-se que, nesta edição, a Câmara do Porto vai atribuir 2,65 milhões de euros. Desde a sua criação, em 2014, o programa Porto Solidário já ajudou mais de 3800 famílias, num total de 10,5 milhões de euros distribuídos.