Sociedade

Porto sem casos de COVID há quatro dias consecutivos

  • Notícia

    Notícia

#fib_rio_ribeira.jpg

Segundo o boletim diário da Direção Geral da Saúde, o Município do Porto não regista qualquer caso de infeção pelo novo coronavirus há quatro dias consecutivos, o que acontece pela segunda vez desde o início da pandemia. A cidade caiu por isso para quarto lugar entre os concelhos com mais casos acumulados, tendo quase metade de Lisboa.

Tendo em conta que nos últimos 15 dias apenas surgiram no Porto pouco mais de 60 casos, a existência de casos ativos na cidade é nesta altura muito pequena ou quase inexistente. Lisboa lidera a lista dos Municípios com mais incidência, seguida agora por Sintra, que também já ultrapassou Vila Nova de Gaia, o terceiro.

A Região Norte teve hoje, segundo os dados da DGS, apenas 19 dos 421 casos registados em Portugal. Foi a região que primeiro registou casos, importados na sequência de uma feira de calçado no Norte de Itália, mas o Porto foi também o primeiro Município a tomar medidas de confinamento e encerramento de serviços, ainda antes da declaração do estado de emergência.

Foi também no Porto que decorreu o primeiro rastreio aos lares e onde funcionou o hospital de campanha que deu apoio aos hospitais públicos da cidade. A Câmara do Porto entregou também dezenas de ventiladores aos mesmos hospitais, e os primeiros a serem adquiridos e entregues por entidades públicas a hospitais durante a crise pandémica.