Ambiente

Porto renova posição na rede internacional que acelera a economia circular

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_porto_22.JPG

Filipa Brito

A cidade do Porto renovou o seu envolvimento como parceiro da Fundação Ellen MacArthur (EMF), uma organização internacional que promove os princípios da economia circular a nível mundial, envolvendo municípios, empresas, peritos e sociedade civil.

A renovação desta parceria vai impulsionar o apoio às principais prioridades da cidade no que concerne à aceleração da transição circular, e, por conseguinte, na obtenção de resultados com benefícios económicos, ambientais e comunitários. Esta cooperação com a fundação internacional tem permitido a diversos agentes locais aceder a exemplos inspiradores e a conhecimentos específicos relacionados com o sistema alimentar, resíduos de construção e demolição, plásticos e negócios regenerativos.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática considera que “a renovação desta parceria é um reconhecimento de ambas as partes de que trabalhar numa economia circular é fundamental para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, conforme previsto no Pacto do Porto para o Clima”.

“É, também, uma oportunidade para integrar mais cidadãos no processo de tomada de decisão, transferir ferramentas e projetos para a sociedade em geral e cooperar com stakeholders internos e externos de forma a criar uma economia regenerativa, justa e distribuída, alinhada com a capacidade ecológica da região” sublinha o responsável municipal.

Ao Porto juntam-se, nesta parceria, as cidades de Glasgow (Escócia) e Phoenix (nos Estados Unidos da América). A este propósito, Jocelyn Blériot, líder executivo para as cidades da Fundação Ellen MacArthur, referiu que “como cidades voltadas para o futuro com uma forte herança industrial, Glasgow, Porto e Phoenix podem ser uma luz de liderança na forma como podemos reinventar o que produzimos e consumimos recursos e garantir que nossos centros urbanos sejam mais inclusivos, resilientes e prósperos”.

Recorde-se que, em 2019, o Porto foi uma das cidades foco no estudo da Fundação Ellen MacArthur (EMF) “Cities and Circular Economy for Food” ("As cidades e a economia circular no sistema alimentar”).

No Porto, a economia circular é uma vertente chave da estratégia ambiental municipal de longo prazo. O envolvimento do Município neste movimento acontece alinhado com o Roadmap do Porto para a Economia Circular, instrumento estratégico, para a afirmação da Cidade Circular até 2030. Este documento, publicado em 2017, estabeleceu linhas de ação ambiciosas para transformar a economia na cidade, as formas de consumo dos produtos e serviços e, ainda, a pegada ambiental dos produtos e serviços contratados pelo Município. Esta parceria foca-se no apoio ao trabalho pioneiro da cidade, quer ao nível do sistema alimentar, serviços de reparações, edifícios e construções circulares, redução do uso de plásticos e mobilidade.