Política

Porto renova acordo de geminação com a cidade japonesa de Nagasaki

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o seu homólogo de Nagasaki (Japão), Suzuki Shiro, assinaram, esta quinta-feira, no município da cidade japonesa, o acordo de renovação dos laços de amizade e cooperação que une as duas urbes, desde 1978. "A nossa presença em Nagasaki serve para reafirmarmos os princípios do acordo de geminação de 1978. Princípios que se baseiam no respeito mútuo e na partilha de valores como a paz, a liberdade, a democracia e o humanismo", afirmou Rui Moreira, durante a cerimónia.

O presidente da Câmara sublinhou a importância desta geminação, a segunda que o Porto fez com uma cidade amiga no estrangeiro, para realçar que "a distância geográfica não enfraquece os laços históricos, culturais e afetivos que unem o Porto e Nagasaki. Somos de facto cidades-gémeas. Cidades que se compreendem e se apreciam. Cidades que se revêm nos mesmos valores e partilham as mesmas causas. Cidades ligadas pela ambição comum de contribuir para um mundo mais próspero, mais pacífico, mais sustentável e mais inclusivo".

"O balanço que fazemos destes 45 anos de geminação é claramente positivo. De 1978 para cá, houve uma aproximação crescente entre as cidades do Porto e de Nagasaki", vincou Rui Moreira, dando como exemplo desta "frutuosa dinâmica", o intercâmbio cultural, de cooperação institucional e de partilha de ideias, experiências e projetos em diferentes áreas.

"Agora, as nossas cidades querem estar novamente na vanguarda da globalização", frisou o autarca portuense, acrescentando: "Devemos ser capazes de desenvolver a nossa cooperação em áreas decisivas para a globalização do século XXI, como o comércio, a mobilidade, o turismo, a ciência, a tecnologia e a inovação".

Antes do presidente da Câmara do Porto discursou o mayor de Nagasaki, Suzuki Shiro, que realçou a importância da geminação para os povos das duas cidades. No final da cerimónia, Rui Moreira e Suzuki Shiro, trocaram alguns presentes.

45 anos de iniciativas conjuntas

O protocolo de geminação entre o Porto e Nagasaki foi assinado em 26 de maio de 1978, pelos então presidentes de ambas cidades, Aureliano Veloso e Yoshitake Morotani. Ao longo dos anos foram muitas as iniciativas conjuntas realizadas entre os dois municípios.

Por exemplo, no âmbito da celebração do 40.º aniversário da geminação, em 2018, esteve patente, no Porto, a exposição "Bomba Atómica - Hiroxima e Nagasaki". Na altura deslocou-se à cidade o diretor do National Peace Memory Hall for the Atomic Bomb Victims, Tomoo Kurokawa, e o então mayor de Nagasaki, Tomihisa Taue, tendo sido recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara.

Esta exposição esteve patente no átrio dos Paços do Concelho, tendo sido organizada pelo National Peace Memory Hall for the Atomic Bomb Victims, com a colaboração do Município do Porto.

Já este ano, em junho, uma delegação de Nagasaki, chefiada pelo governador da província de Nagasaki, Oishi Kengo, visitou os trabalhos em curso no Matadouro Municipal, projeto do arquiteto Kengo Kuma. Esta visita inseriu-se nas comemoraçções dos 480 anos da chegada dos portugueses ao Japão. Acompanharam Oishi Kengo o embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, e do Japão em Portugal, Ota Makoto.

Ainda fruto desta geminação, a Câmara Municipal do Porto é membro da Conferência Mundial de Presidentes de Câmara para a Paz, através da Solidariedade Inter-Cidades, promovida pelas cidades de Nagasaki e Hiroshima.

As ações, no âmbito desta geminação incluem também o apoio no trabalho de Nagasaki junto da rede "Mayors for Peace", que desenvolve ações de sensibilização para o fim do armamento nuclear no mundo.