Cultura

Porto sobe apoio ao FITEI para se reinventar aos 40 anos e reafirmar a cidade

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto concedeu um apoio superior a 77 mil euros à edição comemorativa dos 40 anos FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, afirmando assim o orgulho da cidade na sua cultura através de um festival que, entre 1 e 17 de junho, traz 19 espetáculos e vários outros eventos, com uma programação que foi hoje apresentada em conferência de imprensa, no Rivoli.

Afirmando a importância que estes 40 anos do mais antigo festival de artes performativas do país têm para o Porto e a sua cultura, o presidente da Câmara sublinhou, porém, que "não é uma importância histórica, cristalizada, pois o FITEI tem tido a capacidade de se reinventar, tal como a cidade, sem perder de vista as suas raízes".

Rui Moreira recordou que o festival passou "uns tempos de dificuldades e em que não teve o reconhecimento do município", mas contrapôs que "teve-o sempre da cidade". E, chegada a altura de celebrar o 40.º aniversário do evento, "a Câmara entendeu que era o momento de reforçar o apoio". Por isso, decidiu conceder um financiamento de 10 mil euros à edição comemorativa da efeméride e do percurso do FITEI, além de subir para 67 mil euros o apoio a título de coprodutora. A isso acrescem ainda os apoios técnicos, de divulgação e de cedência de espaços.

Agradecendo a perseverança da organização e declarando o "orgulho da cidade na sua cultura, que por vezes esteve escondida", Rui Moreira confessou mesmo estar "muito entusiasmado com o que vai suceder" entre 1 e 17 de junho.

Tal entusiasmo foi detalhadamente explicado pelo diretor artístico do festival, Gonçalo Amorim, pelo diretor do Teatro Municipal do Porto Rivoli/Campo Alegre, Tiago Guedes, e pelo diretor artístico do Teatro Nacional de São João (TNSJ), Nuno Carinhas, ao destacarem alguns dos principais momentos da programação, que tem como fio condutor a evocação da Memória e Comunidade.

Para assinalar este importante marco de um percurso em que foi mostrando o que de mais relevante se foi fazendo sobre teatro em Portugal e no espaço Ibero-Americano, o FITEI quis "ir à procura dos artistas de referência que se têm ocupado no teatro contemporâneo dos temas da memória e da pós-memória". Gonçalo Amorim apontou dois nomes que integram o programa desta edição e que são referências mundiais: a argentina Lol Arias e a portuguesa Joana Craveiros. "Queríamos celebrar estes 40 anos olhando para trás, para a história contemporânea, articulando arte com política", revelou o diretor artístico.

O FITEI 2017 será feito de 19 espetáculos oriundos de Portugal, Argentina, Chile e Espanha, debates, conversas pós-espetáculo e workshops na rubrica "Isto não é uma escola Fitei!" dirigidos à comunidade artística e escolar da região e que promete marcar a vida cultural da cidade, e ainda masterclasses, exposições, seminários e um livro comemorativo.

A abertura cabe a "Macbeth", com encenação e dramaturgia de Nuno Carinhas, que estará em cena no TNSJ durante todo o festival.

Para o encerramento, o Auditório Manoel de Oliveira do Rivoli receberá em palco "Bacantes - Prelúdio para uma purga", de Marlene Monteiro Freitas.

Pelo Teatro Carlos Alberto (TeCA) passa ainda, nos dias 8 e 9 o espetáculo "Campo Minado", da encenadora argentina Lola Arias, que é uma estreia nacional em parceria com a Culturgest. O mesmo espaço acolhe também "Inferno", de João Brites.

Merece igualmente destaque a estreia nacional de "Pájaro", da chilena Trinidad González, em parceria com o Teatro Maria Matos, e "Filhos do Retorno", de Joana Craveiro, no Campo Alegre.

Estimativa de factos e números do 40º FITEI:

40 nomes na Comissão de Honra

51 cooperantes FITEI

43 parceiros

18 pessoas na equipa

17 dias de FITEI

320 participantes

19 espetáculos / SELEÇÃO 40 

1 concerto

4 países (Portugal, Espanha, Argentina e Chile)

4 cidades (Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras)

15 estruturas de criação

1 livro FITEI (2 lançamentos de livros)

1 masterclasse

8 atividades FITEI ABERTO (3 workshops com criadores e 3 workshops com críticos internacionais)

8 atividades ISTO NÃO É UMA ESCOLA FITEI

3 atividades O FITEI E AS ESCOLAS DO PORTO

21 locais acolhem o FITEI

Mais informações em www.fitei.com