Ambiente

Porto recebeu segundo congresso internacional sobre animais de ajuda social

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social realizou, durante esta semana, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o II Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social, subordinado ao tema “O papel dos animais de ajuda social na Inclusão”. O evento, que contou com a participação de referências internacionais da área, pretendeu congregar sinergias, conhecimentos e experiências, nos planos da formação, certificação e acompanhamento de cães de assistência e/ou animais que estejam integrados em programas de terapia, educação e/ou atividades assistidas (intervenções assistidas por animais).

A sessão de abertura do congresso contou com a participação do vice-presidente da Câmara do Porto, que relembrou as parcerias do Município com a ÂNIMAS, nomeadamente através do Departamento de Educação, na realização de algumas atividades assistidas por animais nas escolas da cidade. “O Porto está sempre disponível para dar visibilidade e continuidade de facilitação da inclusão social através dos animais”, sublinhou Filipe Araújo.

Tendo o encontro o foco no papel dos animais, o também vereador do Ambiente apresentou o trabalho que o Município tem realizado no contexto do bem-estar animal e de saúde pública. Por exemplo, o Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos, concluído em 2015, que assegura o controlo sanitário das populações de cães e gatos e promove a adoção responsável, cumprindo as obrigações legais bem como a generalidade das recomendações de associações zoófilas, Ordem dos Médicos Veterinários e Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

ÂNIMAS surgiu em 2002

Filipe Araújo recordou que todas as medidas deste plano foram executadas e antecipadas à obrigatoriedade de qualquer diploma legal. Assim, o Porto realizou campanhas de promoção de uma adoção responsável, estando os serviços municipais presentes em diversas iniciativas públicas. Foram também promovidas esterilizações a todos os animais adotados no canil municipal, através de oferta de cheques-esterilização, bem como realizado um programa de capacitação e enriquecimento de competências dos tratadores.

O plano passou ainda pela contratação de assessoria especializada de comportamentalista animal, para a sociabilização de cães em vias de adoção, eliminada a prática da eutanásia e aplicado o método CED (Captura, Esterilização e Devolução) para gestão do excesso populacional de gatos.

Recorde-se que, neste âmbito, foram construídos dois parques caninos (o primeiro, em 2019, no Jardim Paulo Vallada, e o segundo, no Parque Urbano da Quinta do Covelo, em 2020), um novo canil, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), em 2020, que substituiu o equipamento antigo que contava com mais de 80 anos, por uma estrutura que veio responder às exigências legais e às expectativas da população.

A ÂNIMAS é uma associação da cidade, que surgiu em 2002 na sequência do interesse pelos benefícios relativos à utilização de animais em situações tanto clínicas como de ajuda social. Em 2004 obtiveram o estatuto Instituição com Utilidade Pública (IPSS). Desde 2011 é membro definitivo da Assistance Dogs Europe – ADEu, bem como da ADI (Assistance Dogs International). Neste âmbito são, até agora, a única associação portuguesa a integrar estas organizações.