Sociedade

Porto recebe próxima reunião de trabalho relativa à estratégia nacional para os cidadãos sem-abrigo

  • Notícia

    Notícia

#mno_sem_abrigo_02.jpg

A cidade do Porto foi escolhida pela Presidência da República para acolher a próxima reunião dos intervenientes da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo, em data a designar. Este será o quarto encontro do grupo de trabalho e o primeiro a decorrer fora do Palácio de Belém.

Ainda no início desta semana, o vereador Fernando Paulo, responsável pelos pelouros da Habitação e da Coesão Social, reuniu-se no Palácio de Belém com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com todos os intervenientes comprometidos na elaboração da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo. Naquele que foi o terceiro encontro promovido pela Presidência da República neste âmbito, o vereador teve a oportunidade de dar a conhecer um projeto pioneiro no país - o Centro de Acolhimento de Emergência, que funciona nas antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano.

Por essa razão, os próximos passos na decisão da estratégia nacional para os cidadãos sem-abrigo, bem como o balanço da implementação das medidas em curso, serão feitos no Porto, na próxima reunião do grupo de trabalho, em data a divulgar oportunamente.

Neste momento, já consequência do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (no qual se integram autarquias, associações de cariz social e organizações da área da saúde), está em marcha o Plano de Ação 2017-2018. Em concreto, o plano pressupõe a ativação de 100 medidas que envolvem habitação permanente, alargamento da intervenção na saúde e integração profissional dos cidadãos sem-abrigo.