Economia

Porto recebe primeiro acelerador de startups e as inscrições já estão abertas

A Associação Nacional de Jovens Empresários e o INESC TEC juntaram-se para criar o primeiro acelerador de startups do Porto.

O programa, que conta com o apoio de empresas como a Amazon e a Microsoft, tem o Porto como ecossistema berço, mas chegará também a Silicon Valley, na última etapa do percurso.

O Startup Porto Accelerator estreia-se, para já, com duas edições, uma em abril e outra em maio. As candidaturas para a primeira fase já estão a decorrer, encerrando a 10 de fevereiro.

Nesta primeira fase, serão escolhidos os 20 melhores projetos. Cada candidato terá depois oportunidade para mostrar as suas capacidades, durante um workshop de 16 horas.

Uma equipa da ANJE e do INESC TEC selecionará, então, as 10 melhores ideias que vão passar para a fase de aceleração, que se estenderá por sete semanas.
No final deste período, os candidatos vão poder apresentar os seus projetos - já consolidados - a um painel de potenciais investidores.

Na última etapa do percurso no programa de aceleração, as startups vão poder viajar até Silicon Valley, em São Francisco, onde durante uma semana terão oportunidade de contactar diretamente com um dos maiores centros de inovação e tecnologia do mundo.

O novo acelerador tem um prémio de 17 mil euros para atribuir a cada uma das 10 startups criadas ao longo do programa.

Toda a informação sobre a competição pode ser consultada em www.startupportoaccelerator.com.