Economia

Porto recebe prémio do Financial Times no MIPIM

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A revista do Financial Times (fDi Intelligence) coloca, há três anos consecutivos, o Porto nos lugares cimeiros das Cidades e Regiões Europeias do Futuro. Nesta edição, o Porto alcançou o terceiro lugar do pódio das "Large European Cities", liderado por Glasgow, na Escócia, e Antuérpia, na Bélgica. O prémio foi entregue, agora, ao vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, no MIPIM, que decorre, até sexta-feira, dia 15, em Cannes (França).

Para a fDi Intelligence, mantém-se sólida a estratégia de desenvolvimento económico do Porto no que a atração de investimento direto estrangeiro diz respeito. "Estar no 'top 3', pelo terceiro ano consecutivo, demonstra a sustentabilidade da estratégia e a capacidade competitiva da cidade", sublinhou, na altura, Ricardo Valente, recordando que "o trabalho desenvolvido pela InvestPorto está plasmado nos 1,8 mil milhões de euros de investimento e nos mais de 22 mil empregos criados".

"Em suma, este prémio tem um papel crucial na promoção a cidade e reconhece a visão de um Porto com futuro", considerou ainda o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

Atrair investimento estrangeiro no MIPIM

Recorde-se que atrás do Porto ficaram cidades europeias de dimensão similar como, Bilbau (Espanha), Gotemburgo (Suécia), Düsseldorf (Alemanha), Katowice (Polónia), Roterdão (Países Baixos), Izmir (Turquia) e Poznán (Polónia).

O prémio foi entregue na edição 2024 do MIPIM, onde a "Greater Porto", entidade composta pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, aposta numa apresentação de elevado nível dos territórios a investidores internacionais, de forma a gerar novas oportunidades de emprego, de investimento e captação de empresas internacionais para a região. Os três municípios são acompanhados por empresas com atividade no setor e nos concelhos respetivos.

Showcases, conferências, experiências ao vivo são algumas das muitas rubricas da MIPIM, que conta com a presença de cerca de 90 países, mais de 300 stands, 22500 representantes e mais de 6500 investidores. "Todos os líderes num só lugar" é o lema do evento, que tem lugar no Palais des Festivals, em Cannes.