Sociedade

Porto recebe Galardão Autarquia Voluntária

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos [pelo Município do Porto] em prol da promoção da prática do voluntariado são merecedoras de distinção". Assim considera a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que atribuiu à Câmara do Porto o Galardão Autarquia Voluntária 2023.

A distinção, considera o vereador da Coesão Social, "prestigia o Município, honra a cidade e homenageia quem é o verdadeiro motor do voluntariado: as diversas instituições e organizações sociais, as empresas e os voluntários, a quem dedicamos este reconhecimento".

Na cerimónia de entrega do galardão, Fernando Paulo sublinhou que "os esforços dos voluntários e das várias organizações de voluntariado fazem, de muitas formas, uma enorme diferença na vida das pessoas". "Os voluntários sonham, trabalham e lutam com coração e paixão para mudar o mundo", afirma.

Não deixando de referir os "dirigentes e técnicos municipais que, com entusiasmo, saber e competência, têm implementado, operacionalizado e acompanhado as várias iniciativas e políticas municipais para o voluntariado e dinamizado a Rede Local de Voluntariado do Porto", o vereador da Coesão Social lembrou que a missão desta rede é "disseminar princípios de solidariedade, participação, cooperação, gratuidade, responsabilidade para a consolidação de uma cultura cívica e humanitária. Humanizando-nos, humanizamos a cidade. Humanizando a cidade, humanizamos as pessoas".

Criado com o objetivo de "distinguir e reconhecer, pública e formalmente, o trabalho das autarquias", a distinção visa, ainda, "potenciar uma rede de partilha, que privilegie a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas que podem ser assumidas e replicadas por outros territórios".