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Porto.pt revela traçado da street-stage do Rally de Portugal na baixa

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A
classificativa do Vodafone Rally de Portugal, que dia 20 de maio fecha a etapa de
sexta-feira da prova pontuável para o Campeonato do Mundo, terá início às 19
horas, junto ao Rivoli e terminará perto da Sé, tendo uma extensão de 1,850
metros. A organização terá lugares de bancada à venda, mas milhares de pessoas
vão poder assistir em zonas de peão abertas ao público.


A
street-stage, que fará a estreia competitiva do Vodafone Rally de Portugal em plena
cidade do Porto, será transmitida em direto pela RTP e para 160 países, sendo
percorrida por duas vezes pelos melhores pilotos da atualidade.


O percurso,
traçado na baixa portuense, inclui um salto, junto ao edifício AXA, em plena
Avenida dos Aliados, duas zonas onde os carros são obrigados a girar 360 graus
sobre um obstáculo e atravessa, por duas vezes, a placa central da mesma
avenida.


Mas os
melhores carros de rali do mundo não vão apenas competir nos Aliados. A zona da
Trindade será uma das mais interessantes em termos técnicos, bem como a saída
dos Aliados para a zona da Estação de São Bento, onde os competidores iniciarão
a subida da Avenida da Ponte em direção à Sé do Porto.


A segurança
tem sido um dos principais investimentos da Câmara do Porto e do ACP, que têm
trabalhado nos últimos meses na definição de pormenores. Além de barreiras de
betão e redes, serão montadas bancadas, sanitários, passagens superiores e
haverá um forte dispositivo policial para garantir a máxima segurança.


A Câmara do
Porto espera desta forma levar a imagem da baixa do Porto a muitos milhões de telespectadores
em todo o mundo, trazendo a verdadeira competição do Mundial de Ralis para o
centro da cidade pela primeira vez na sua história.


Os bilhetes
para as bancadas, que serão instaladas na placa central da Avenida dos Aliados,
estarão brevemente à venda no site da BOL, mas haverá também locais de venda
físicos, mais próximos da classificativa e bilhetes VIP, para quem quiser
aceder a uma zona mais reservada da prova.


Em 2015,mesmo sem a classificativa no Porto, a despesa direta total ('new expediture')
gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e
Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu os 65,2 milhões de
euros. Os dados fazem parte de um estudo da autoria do Centro Internacional de
Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria
com a Universidade do Minho.


Além deste
valor, a audiência acumulada da prova foi estimada em 73,5 milhões de
espetadores, que geraram um impacto adicional indireto de 62,2 milhões de
euros, dando assim origem a um volume total de 127,4 milhões de euros de
retorno para a economia do turismo e imagem do destino.


Veja o vídeo da apresentação do Vodafone Rally de Portugal