Educação

Porto promove literacia científica junto de jovens alunos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O vereador da Educação, Fernando Paulo, assinou 17 contratos interadministrativos de cooperação entre os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e a Universidade do Porto, Centros de Investigação, Centros Ciência Viva e o Politécnico do Porto, no âmbito do programa municipal Porto de Conhecimento - projeto Sociedade, Escola e Investigação (SEI).

Desde 2015, o "SEI" integra o programa Porto de Conhecimento e assenta na celebração de protocolos tripartidos entre o Município do Porto, uma escola pública e uma instituição de ensino superior/Centro de Investigação/Centro Ciência Viva/Politécnico do Porto, com o objetivo de promover a literacia científica junto dos jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino da cidade do Porto.

O vereador da educação referiu que este projeto "reforça as estratégias de diversificação pedagógica das escolas públicas e oferece soluções para um maior envolvimento do Ensino Superior com o Ensino Secundário e o Básico e destes com o tecido social e económico local".

Mais de 3200 alunos envolvidos

O projeto já envolveu cerca de 3200 alunos do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, cerca de 200 docentes de 17 escolas públicas e 220 investigadores de várias instituições de Ensino Superior.

O culminar do projeto materializa-se no evento SEI.ence, a realizar, este ano letivo, no dia 16 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Momento chave para dar a conhecer à comunidade educativa o trabalho desenvolvido pelas parcerias. Os alunos terão, então, a oportunidade de apresentarem, publicamente, o resultado do seu projeto de investigação.