Inovação

Porto promove investimento em cibersegurança com os Cyber Investor Days

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_empresa_tecnologica_programacao_informatica_02.jpg

Filipa Brito

A cidade do Porto acolheu a 9.ª edição dos Cyber Investor Days, promovida pela European Cyber Security Organisation (ECSO), com o apoio da Bright Pixel, do Centro Nacional de Cibersegurança, da Maxive, da S21sec, e do Município do Porto, através do ScaleUp Porto, que se realizou na passada semana.

O evento, que teve como objetivo promover o ecossistema europeu de investimento na área da cibersegurança, envolveu líderes empresariais, investidores do setor e novas empresas de base tecnológica, promovendo novas oportunidades de negócio.

A discussão centrou-se na temática do financiamento da cibersegurança na Europa, assim como na apresentação de estratégias concretas para fortalecer uma área em franco crescimento, reforçado pela aceleração digital que provocou uma maior dependência das tecnologias digitais e da Internet.

Neste contexto, foi partilhada a informação de que se encontra em curso um estudo de viabilidade para implementação de uma plataforma de investimento em cibersegurança, através do Banco Europeu de Investimento, com o objetivo de estimular a emergência de novos fundos especializados e apoiar empresas em fase de crescimento.

Doze promissoras startups europeias de cibersegurança tiveram a oportunidade de apresentar os seus negócios à rede internacional da ECSO, tendo sido promovidas mais de setenta reuniões focadas no financiamento destes novos negócios.

Destas, duas foram selecionadas por um júri de especialistas, para integrarem um grupo de nomeados para o ECSO European Cybersecurity STARtup Award - a Probely (Portugal) e a Keyless (Reino Unido).

Os Cyber Investor Days fizeram parte da agenda dos C-Days, promovidos pelo Centro Nacional de Cibersegurança, dedicados às competências em Cibersegurança e à necessidade de as tornar comuns entre as pessoas e as organizações.