Ambiente

Porto procura produtores e distribuidores de produtos biológicos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_produtos_biologicos.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto convida produtores e/ou distribuidores certificados em modo biológico para participar no programa Good Food HUBs. Inserida no projeto Asprela + Sustentável, a iniciativa pretende tornar o sistema alimentar da cidade circular, próximo, saudável, sustentável, resiliente e justo.

Os produtos serão expostos em pontos de venda/distribuição junto a cinco instituições: a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Universidade Portucalense, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Cada produtor será alocado a um dos HUBs temporários.

O objetivo do Good Food HUBs é aproximar consumidores de produtores, de modo a melhorar o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos e, ao mesmo tempo, incentivar práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade.

O Good Food HUBs é um projeto associado ao Asprela + Sustentável e financiado pelos EEA Grants (Call #4 – Living Lab), que tem como objetivo criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade.

O Asprela + Sustentável está a implementar ferramentas e tecnologias inovadoras nas áreas da energia e eficiência energética, mobilidade elétrica, gestão de resíduos e economia circular.

As candidaturas ao Good Food HUBs devem ser submetidas através do preenchimento de formulário.