Política

Porto preparado em todas as freguesias para voto antecipado deste domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Fechadas as inscrições, à meia-noite da passada quinta-feira, dia 20, para quem quiser votar antecipadamente em mobilidade nas eleições legislativas, o Município do Porto desdobrou-se em trabalhos de logística para que tudo esteja preparado às 8 horas de domingo. Para receber as cerca de 16.700 pessoas que se inscreveram, estão prontas 75 mesas, espalhadas por oito locais em todas as freguesias.

O principal centro de operações está concentrado no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com 20 secções de voto (da 1 à 20). “A Câmara Municipal estava preparada para abrir 120 mesas, aqui no Palácio de Cristal e uma em cada uma das freguesias”, explica Adolfo Sousa, diretor municipal da Presidência e responsável pela operação logística do processo de votação.

“No entanto, face ao número de inscritos, vamos abrir apenas 75”, adianta, confirmando a necessidade, ainda assim, de ter 300 pessoas afetas às assembleias de voto, a que acrescem “sempre 60 a 70” relativas a pessoal de apoio ao próprio processo eleitoral.

Destes números fazem parte os estudantes universitários mobilizados pela Federação Académica do Porto.

O processo inclui também “permanentemente várias equipas da Proteção Civil, uma ambulância devidamente equipada para os primeiros socorros do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto” e vários elementos da Polícia Municipal.

“Estamos preparados para qualquer eventualidade”, garante Adolfo Sousa que confirma, no entanto, que já haviam sido requisitadas as 600 pessoas inicialmente previstas, quando se admitia a inscrição de entre 65 a 70 mil votantes. O diretor da Presidência da Câmara do Porto assume que “estamos a falar de um processo extremamente complexo”.

Complexo, mas seguro no que diz respeito às normas de higienização face à pandemia da Covid-19. Adolfo Sousa garante que “é perfeitamente seguro vir votar este domingo” e que “todas as medidas de segurança estão acauteladas”. O que o responsável pelo processo faz é um apelo “ao bom senso e à responsabilidade social para que todas as pessoas se testem” num dos centros de testagem que o município disponibiliza e, dessa forma, “no domingo teremos uma situação limpa, perfeitamente higienizada e segura”.

Secções de voto em todas as freguesias

Mais uma vez, a Câmara do Porto vai “ter em atenção, como sempre, as pessoas com mobilidade reduzida”, às quais será disponibilizado, no caso dos votantes no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, um serviço de transporte – em carrinhos de golfe - desde a entrada do recinto dos Jardins do Palácio de Cristal até ao edifício.

Às pessoas com mobilidade reduzida que se desloquem em viatura própria será dada permissão para entrar no recinto com o carro. Para quem for votar ao Palácio de Cristal, há diversas opções de deslocação, seja para quem vá de autocarro como para quem necessite de lugar de estacionamento.

As restantes secções de voto dividem-se pelas sete freguesias / uniões de freguesia da cidade. No Bonfim, a votação é feita na Escola Secundária Aurélia de Sousa (secções 76 a 83); em Campanhã vota-se na Escola Básica e Secundária do Cerco (secções 84 a 86) e em Paranhos na Escola EB 2/3 da freguesia (secções 112 – 120).

Quem se tiver inscrito para votar antecipadamente em Ramalde encontra a sua secção de voto na Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo (secções 102 – 111), enquanto as mesas para exercer esse direito na União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde ficam no edifício da Universidade Católica Portuguesa do Porto (secções 51 a 60).

Na União de Freguesias do Centro Histórico (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória), a votação antecipada é feita na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (secções 61 a 70); e, por fim, é na Escola EB 1/JI do Bom Sucesso que vota quem se inscreveu na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (secções 94 a 98).