Cultura

Porto Pianofest volta em agosto com vasto programa de concertos e recitais

  • Notícia

    Notícia

#DR_Porto_Pianofest_s1.jpg

A quarta edição do Porto Pianofest (PPF) está de volta e já fechou o cartaz a apresentar de 1 a 9 de agosto. Os concertos e recitais vão decorrer na Casa da Música, na Reitoria da Universidade do Porto e no Palácio da Bolsa.  

Do painel de pianistas a tocarem na cidade do Porto destacam-se nomes como o espanhol José Ramón Mendez (Northwestern University, Chicago), a estadunidense Mariel Mayz (Hunter College, NY), Nuno Marques (pianista e diretor do Porto Piano Fest) e a pianista revelação do momento, Judith Jáuregui.

O concerto de abertura está marcado para as 21 horas do dia 1 de agosto na Casa da Música e conta com a participação da Orquestra Jazz de Matosinhos e com o pianista João Paulo Esteves da Silva.

O festival divide-se em dois segmentos: os concertos e recitais dirigidos ao público em geral e tocados pelos "Mestres de Piano", ou seja, pianistas já consagrados; e pelos "Jovens Talentos", pianistas promissores que merecem um palco para se apresentar.

No programa, destaque também para as Masterclasses e as Conferências, pensadas para os jovens estudantes de música, colocando-os em contacto com a sabedoria de pianistas como, por exemplo, Pedro Burmester, Judith Jauregui (pianista espanhola) e Oscar Colomina i Bosch (compositor/maestro, director da Menuhin School em Londres).

O Porto Pianofest é dirigido pelo pianista português radicado em Nova Iorque, Nuno Marques, e conta com a coprodução da Câmara Municipal do Porto. Tem como principais apoios a Casa da Música, o Conservatório de Música do Porto, a Associação Comercial do Porto e a Universidade do Porto.

Para além da cidade do Porto, o certame tem desenvolvido apresentações internacionais em Nova Iorque. A mais recente foi o 2nd Porto Pianofest in New York 2019, que decorreu a 28 de fevereiro na Yamaha Artist Services New York.

+ Info e bilhetes: www.portopianofest.com