Sociedade

Porto Património Mundial já está disponível no Google Cultural Institute

  • Notícia

    Notícia

#mno_Porto_d_luis.jpg

Miguel Nogueira

O Porto Património Mundial está exposto, através de 59
trabalhos fotográficos, no Google Cultural Institute, plataforma que a Google
criou em 2011 para a área da cultura. A exposição resulta de uma parceria entre
a Universidade do Porto, a Google e o Google Cultural Institute, é a primeira
concebida por uma universidade portuguesa para essa plataforma.


Os trabalhos foram feitos ao longo deste ano letivo por 20
alunos do Mestrado em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da
Universidade do Porto, havendo também imagens do Arquivo Histórico Municipal. O
trabalho final é um olhar sobre o Porto antigo, com os seus ícones
patrimoniais, mas também com alguma contemporaneidade, porque "o Porto
Património Mundial tem de ser olhado numa direção voltada para o futuro",
para o valorizar, realça Maria Leonor Botelho, professora da Faculdade de
Letras da Universidade do Porto e coordenadora do projeto.


Para o presidente da Câmara, a Universidade do Porto, "uma
vez mais, assume-se como principal ator desta cidade, o ator do futuro desta
cidade". Rui Moreira agradece também à Google "por apostar" no
Porto, por permitir que a cidade e "aquilo que ela tem" também seja
visto. "É claro que também queremos que aqueles que a vêm através de um
clique venham cá", salienta, acrescentando: "Mas esse é o primeiro
caminho. Às vezes, tudo começa num clique e tudo acaba num ato de amor".


"É um grande princípio. Queremos continuar com mais e
mais colaborações", afirmou a diretora do Google Cultural Institute, a
italiana Luisella Mazza.


Para esta exposição, ontem inaugurada na reitoria da Universidade
do Porto, foram selecionadas "cerca de 150 imagens" sobre o Centro
Histórico do Porto e, dessas, 59 foram eleitas para a exposição. Imagens que procuram
mostrar uma cidade que tem "um passado com futuro, de acumulações,
burguesa, cosmopolita e que se espreita" - e agora à distância de um
clique.