Sociedade

Porto partilha conhecimento em “laboratório” de cidades europeias inteligentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_aliados_amanhecer_01.jpg

Miguel Nogueira

Ao longo de quatro dias, cerca de 400 participantes de mais de 120 cidades encontraram-se online para participar no “laboratório” promovido pela iniciativa da Comissão Europeia “100 Intelligent Cities Challenge (ICC)”. A Câmara do Porto disse "sim" ao desafio.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, marcou presença no painel inaugural, cujo tema era “Estratégias das cidades para a recuperação”. Responsável pelo pelouro da Inovação e Ambiente, abordou a forma como o município, ao mesmo tempo que enfrenta o desafio criado pela Covid-19, tem atuado em questões que assumiu como prioritárias: o ambiente, a descarbonização e a eficiência energética. E partilhou ainda a estratégia do Porto relativa a eixos como a reabilitação urbana e as metas de sustentabilidade definidas para o atingir o objetivo de tornar a cidade mais “verde” e socialmente responsável.

A intenção do “2nd ICC City Lab” era potenciar o estreitar de laços e de novas e melhores formas de colaboração entre as cidades presentes. Entre painéis de debate e workshops, foi dado espaço e incentivo à reflexão sobre tendências e visões orientadas para a recuperação e desenvolvimento futuro (pós pandemia), mas também à ativação de colaborações inseridas em redes temáticas, à criação de grupos de ação focados em soluções comuns, e à partilha de informação relativa ao acesso a open data (dados disponíveis para que todos usem e publiquem), contratação e financiamento.

Enquanto uma das dez cidades mentoras do ICC, a participação do Porto no evento visou igualmente a partilha de ideias relacionadas com a participação pública e a transição digital da Administração Pública, tema que já havia abordado, no final do ano passado, num encontro de responsáveis europeus.

A participação do Porto no “100 Intelligent Cities Challenge”, coordenada pela Porto Digital, enquadra-se na estratégia do município para o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica da cidade e para a implementação de soluções urbanas inteligentes, alavancando a economia e capacitando o Porto como uma referência na transição digital.

Desde que a Câmara do Porto integrou a iniciativa, já vários técnicos e empresas municipais puderam participar em ações de capacitação relacionadas com as respetivas áreas de atuação.