Desporto

Porto Open leva ténis do mais alto nível ao Monte Aventino

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Porto_Open_finais_femininas_14.JPG

Miguel Nogueira / Arquivo

Tenistas mais experientes e jovens talentos competem durante duas semanas na 22.ª edição do torneio internacional Porto Open que, este ano, depois de integrado no calendário do ATP Challenger Tour, viu o estatuto da competição masculina elevado para ATP Challenger 80. O Porto Open 2021 acontece até 4 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

A primeira semana do torneio, que conta com o apoio do Município do Porto, apresenta a competição feminina ITF World Tennis Tour W25. A concorrer pelo prémio monetário de cerca de 21 mil euros estarão tenistas singulares e pares de todo o mundo.

Mariana Campino, Matilde Jorge, Maria Inês Fonte e Matilde Morais, as tenistas portuguesas já garantidas no quadro principal, receberam um Wild Card por parte da organização. Entre os grandes nomes do ténis mundial, competem no Monte Aventino Katherine Sebov, Anastasia Zakharova, Tessah Andrianjafitrimo ou Lucrezia Stefanini.

A 28 de junho, tem início a competição de masculinos, o ATP Challenger 80, com um prémio monetário de 46.600 euros. Esta prova determina a entrada no circuito ATP, isto é, todos os jogadores profissionais, que ambicionam um lugar no top 100 mundial e jogar no circuito ATP World Tour e Grand Slams, têm de disputar, obrigatoriamente, torneios Challenger.

O torneio do ano passado sagrou vencedor o português Gastão Elias, que levantou a taça naquele que é considerado um dos melhores complexos de ténis nacionais.

Para o diretor do Porto Open, António Paes de Faria, “numa cidade em que o ténis pulsa diariamente e num país que vibra com grandes eventos de ténis, estamos certos que a prova masculina do Porto Open na categoria 80 do ATP Challenger Tour vai marcar a época 2021 em Portugal”.

Sem público nas bancadas, é possível assistir às principais partidas através das redes sociais do Porto Open.