Cultura

Porto no itinerário das filmagens de documentário sobre a Aliança Luso-Britânica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No âmbito do 650.º aniversário do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinalado a 16 de junho, o realizador Martin Dale está a produzir o documentário “The Alliance”, cujas filmagens passaram pelo Porto.

O filme aborda a história e a relevância contemporânea da aliança diplomática entre Portugal e o Reino Unido, a mais antiga do mundo ainda em vigor, através de diversos testemunhos.

Filmado em várias cidades portuguesas, incluindo locais como a Sé do Porto, a Feitoria Inglesa e a Casa do Infante, o filme reúne entrevistas a investigadores, especialistas e a personalidades cujas trajetórias cruzaram os dois países.

Martin Dale, britânico a residir em Portugal há mais de 20 anos, explica que existe uma relação simbiótica entre Portugal e o Reino Unido e que, por vezes, as mudanças num país têm um reflexo direto no outro.

O cineasta enumera várias curiosidades que testemunham esta relação próxima. “Há coisas interessantes como, por exemplo, o facto de, entre o final do século XIX e o início dos anos 60, uma das primeiras empresas de telecomunicações em Portugal ter sido a The Anglo-Portuguese Telephone Company — o que explica a presença, ainda visível no Porto, das cabines telefónicas vermelhas de estilo britânico”.

“Há também outros vestígios da herança inglesa, como os autocarros de dois andares nos anos 50 e 60 ou os marcos dos correios. Havia diversos pontos em comum cujo porquê eu desconhecia”, acrescenta o realizador.

O documentário de 50 minutos deverá estar concluído no final do ano.