Sociedade

Porto na primeira linha do combate à Sida

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_dia_internacional_preservativo.jpg

DR

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Preservativo, uma data que pretende sensibilizar a população sexualmente ativa para a utilização dos métodos contracetivos que travam as infeções transmitidas por via sexual.

O Dia Internacional do Preservativo assinala-se desde 2008, por iniciativa da AHF – AIDS Health Care Foundation, com o objetivo de promover a utilização sistemática do preservativo pela população sexualmente ativa. Usado de forma correta e consistente, é seguro e eficaz na prevenção de infeções transmissíveis por via sexual, nomeadamente da infeção pelo VIH (o vírus que provoca a Sida).

O Porto integra a rede das Fast Track Cities – “Cidades na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH”, assumindo o compromisso de acabar com a epidemia do VIH e Sida até 2030, através de uma abordagem que aposta na prevenção da infeção, no diagnóstico precoce, na correta e atempada referenciação das pessoas diagnosticadas, para que estas sejam adequadamente acompanhadas nos cuidados de saúde.

Na estratégia “Porto, Cidade sem Sida”, em curso desde 2019 com a colaboração de diferentes parceiros, está prevista, entre outras ações, a promoção do uso e distribuição de material de prevenção. Os preservativos, masculino ou feminino, podem ser obtidos gratuitamente em vários locais da cidade (saiba mais no mapa das respostas na cidade ao VIH). São uma forma fácil, efetiva e barata de proteção contra o VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis, sendo igualmente eficazes na prevenção da gravidez não desejada.

Na última década tem-se verificado uma redução significativa no número de novos casos de infeção VIH e de Sida em Portugal (entre 2009 e 2018 observou-se uma diminuição de 47% no número de novos casos de infeção por VIH e de 65% em novos casos de Sida). Ainda assim, apesar desta tendência decrescente, o país continua a apresentar das taxas mais elevadas de novos casos de infeção por VIH e Sida da Europa ocidental.

Em 2019 foram diagnosticados 798 novos casos de infeção por VIH em Portugal, maioritariamente (99,6%) em pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, sendo que 65% dos casos foram diagnosticados em indivíduos entre os 25 e os 49 anos. Em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.