Economia

Porto na linha da frente do desenvolvimento sustentável

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

mno_por_sol_porto_foz.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto está bem posicionado no desenvolvimento sustentável, conforme indica o relatório "Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) 2023". O documento, já na sua sexta edição, é elaborado por especialistas da Universidade Católica Portuguesa, liderado pelo seu Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) e conta com a participação de várias entidades públicas e privadas.

O documento fornece um retrato detalhado do desenvolvimento sustentável do concelho. A pontuação global do ISM do Porto tem tido uma trajetória positiva, subindo de 60,4 em 2019 para 66,0 em 2023. Esta tendência ascendente sublinha o empenho do Porto em cumprir a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Em particular, o Porto destaca-se com uma pontuação muito acima das médias nacional e regional, posicionando-se como líder entre os municípios que fazem parte deste índice, que reúne um total de 146 indicadores (mais 13 do que ano anterior), 125 dos quais relacionados com 70 objetivos específicos da Agenda 2030.

Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A inclusão de dados a nível local continua a ser um critério fundamental para os indicadores. Os novos indicadores abrangem domínios tão importantes como a educação, a energia, o emprego, as emissões de gases com efeito de estufa e as práticas sustentáveis em escolas e bairros. A normalização de processos e critérios foi também uma prioridade, de forma a alinhar o índice com os referenciais estatísticos nacionais e europeus.

Paralelamente, a última versão do ISM teve como objetivo melhorar a clareza, apresentando os dados graficamente para facilitar a interpretação do desempenho local do Porto no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O objetivo é claro - tornar o índice não só informativo, mas também facilmente digerível, garantindo que os cidadãos e os decisores possam facilmente interpretar e agir sobre os resultados, permitindo uma interpretação informada e contribuindo para o futuro sustentável e resiliente do Porto.