Sociedade

Porto mobiliza-se para o debate público sobre o futuro das ilhas da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_ilha_belavista_03.jpg

Miguel Nogueira

A cidade está a mobilizar-se para o grande debate sobre o futuro das ilhas do Porto, integrado no programa da sessão "Arquipélago" que se realiza no Teatro Campo Alegre, na próxima quinta-feira.

A realização deste importante evento de debate e reflexão sobre as ilhas da cidade - anunciado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, para avaliar o que pode e deve ser feito pela reabilitação destes complexos habitacionais - tem já confirmados os nomes dos participantes, designadamente membros do Governo, do Executivo municipal, das forças políticas com representação na cidade e do meio académico.

Assim, o próprio Rui Moreira e a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, farão a sessão de abertura juntamente com o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, a partir das 10 horas.
Segue-se a apresentação do Levantamento e do Programa Estratégico para as Ilhas do Porto, da responsabilidade de Isabel Breda Vázquez e Paulo Santos Conceição, ambos da Universidade do Porto. 

Da parte da tarde, serão apresentados exemplos de boas práticas neste domínio por parte do Projeto Habitar, da associação Just a Change e do Casa Reparada Vida Melhorada.

O debate entre as forças políticas contará com Rui Loza (do movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido), Artur Ribeiro (da CDU), Susana Constante Pereira (do BE) e Bebiana Cunha (PAN), sendo a moderação do presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite. 

O programa do "Arquipélago" contempla ainda o painel "Que modelos de gestão e de intervenção?", no qual intervirão António Figueiredo, da Quaternaire Portugal, e Fernanda paula Oliveira, da Universidade de Coimbra, sob moderação do vereador do Urbanismo, Pedro Baganha. Na véspera haverá uma visita dos intervenientes a várias ilhas do Porto.

A iniciativa servirá, ainda, para republicar o livro "Ilhas do Porto" (que contém um levantamento e caracterização exaustiva deste tipo de habitação), lançado em 2015 e que se encontra esgotado.
Importante: Para confirmar a presença na sessão que terá lugar no Teatro do Campo Alegre, a inscrição deve ser feita através do email comunicacao@domussocial.pt, indicando o nome e contacto preferencial. Tendo interesse em participar também nas visitas às ilhas, deverá indicar essa intenção no ato de inscrição (inscrições limitadas à lotação).