Economia

Porto mantém posição cimeira no ranking das “cidades europeias de futuro” do Financial Times

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_por_do_sol_ribeira.jpg

Miguel Nogueira

Mantém-se sólida a estratégia de desenvolvimento económico do Porto no que a atração de investimento direto estrangeiro diz respeito. Quem o volta a dizer é a fDi Intelligence, a revista do Financial Times que, há três anos consecutivos, coloca a Invicta no topo das Cidades e Regiões Europeias do Futuro. Nesta edição, o Porto alcançou o terceiro lugar do pódio das “Large European Cities”, liderado por Glasgow, na Escócia, e Antuérpia, na Bélgica.

Para o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, “este resultado consolida a posição cimeira da cidade em termos de estratégia de desenvolvimento económico, nomeadamente na área de atração de investimento”.

“Estar no ‘top t3’ pelo terceiro ano consecutivo demonstra a sustentabilidade da estratégia e a capacidade competitiva da cidade”, sublinha Ricardo Valente, recordando que “o trabalho desenvolvido pela InvestPorto está plasmado nos 1,8 mil milhões de euros de investimento e nos mais de 22 mil empregos criados”.

“Em suma, este prémio tem um papel crucial na promoção a cidade e reconhece a visão de um Porto com futuro”, considera o vereador.

O júri da fDi Intelligence comparou as estratégias de promoção de investimento direto estrangeiro de 64 cidades europeias, levando em atenção critérios como o perfil e o número de investimentos estrangeiros atraídos nos últimos 12 meses, os setores de atividade em maior crescimento e os resultados das políticas locais em matéria de atração de talento, resiliência energética e sustentabilidade.

Atrás do Porto ficaram outras cidades europeias de dimensão similar como, Bilbau (Espanha), Gotemburgo (Suécia), Düsseldorf (Alemanha), Katowice (Polónia), Roterdão (Países Baixos), Izmir (Turquia) e Poznán (Polónia).

Este ano, a revista britânica sublinha como “o panorama do investimento direto estrangeiro (IDE) na Europa se revelou desafiador”, assistindo-se a uma redução face ao ano anterior “tanto em número de projetos como de promessas de capital".

“Em termos globais, a quota da Europa no total do investimento estrangeiro "diminuiu em 2023, representando cerca de 29% do total de projetos anunciados em 2023 — abaixo dos cerca de 36% em 2022", destaca a publicação especializada em investimento internacional.

Apesar da tendência verificada na Europa, os resultados alcançados pelo Porto, nos últimos anos, refletem o sucesso da estratégia de promoção de investimento internacional implementada pelo Município, através da InvestPorto.

Recorde-se que o Porto liderou o ranking da fDi Intelligente no ano passado, com a distinção a ser entregue em Cannes (França), durante o MIPIM, o maior evento mundial dedicado ao mercado imobiliário.