Ambiente

Porto mantém maior classificação enquanto líder internacional na ação climática

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_guarda_rios_parque_oriental_04.JPG

Filipa Brito

Já assim foi em 2021, e este ano o Porto volta a distinguir-se como líder na ação climática. O “Carbon Disclosure Project” (CDP) voltou a atribuir a classificação A à Invicta entre as 123 cidades em todo o mundo que assumem “uma liderança ousada em ações ambientais e transparência, apesar das pressões de uma situação económica global desafiadora”.

A lista é elaborada todos os anos para “encorajar e apoiar as cidades a aumentar as suas ações e ambições climáticas”, partilha a organização, com base em dados ambientais divulgados pelas cidades no CDP-ICLEI Track.

Para atingir a classificação A, a mais elevada, os municípios devem apresentar um inventário de emissões em toda a cidade. Além disso, deve ter definida uma meta de energia renovável para o futuro e ter publicado um plano de ação climática.

O CDP olha, ainda, para a avaliação de risco e vulnerabilidade climática feita pelas cidades, assim como para a existência de um plano de adaptação climática para demonstrar como irá enfrentar os riscos climáticos.

Recorde-se que, entre as várias medidas assumidas para atingir a neutralidade carbónica, está já em marcha o Pacto do Porto para o Clima. A elas se acresce o crescente recurso, a eletricidade proveniente de energias renováveis nas infra-estruturas e edifícios municipais, assim como a aposta numa mobilidade mais sustentável.

De forma a melhor se adaptar aos riscos impostos pelas mudanças climáticas, o Município do Porto quer duplicar a área verde, com a plantação de árvores nativas, o aumento da permeabilidade do solo e com soluções baseadas na natureza na reabilitação e construção.

O CDP sublinha que apenas 12% das cidades avaliadas na edição deste ano receberam a mais alta distinção. Além do Porto, também Braga e Guimarães representam Portugal na Lista de Cidades A de 2022 do Carbon Disclosure Project.

Os CDP Europe Awards serão entregues em Paris, no próximo mês de fevereiro.