Economia

Porto lidera ranking das Cidades Europeias do Futuro do Financial Times

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com uma trajetória ascendente nos últimos anos, 2023 consagra a estratégia de promoção de investimento direto estrangeiro do Porto com o Financial Times a colocá-la no topo das Cidades e Regiões Europeias do Futuro. Anúncio do reconhecimento da fDi Intelligence foi feito esta quinta-feira, durante o evento “When the change become the future”, que juntou, no Reservatório da Pasteleira, decisores políticos e privados do ecossistema empresarial da cidade.

“Hoje fazemos história”, assumiu Ricardo Valente. No entanto, para o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, “mais do que o resultado, o relevante é o processo, que é o garante da sua sustentabilidade futura”.

E o processo é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela InvestPorto, a divisão municipal especializada na atração e facilitação de projetos de investimento direto, nascida de “uma visão política que tem o investimento como pedra basilar da estratégia de desenvolvimento para a cidade”.

Só em 2022, o Município foi capaz de atrair para a cidade cerca de 433 milhões de euros em investimento direto, mais do dobro do ano anterior, potenciando 1380 empregos diretos. Mas o vereador lembra, também, o impacto que a atração de empresas tem na reabilitação da cidade e no “aumento da sua visibilidade e competitividade internacional”.

No ranking do Financial Times, o Porto lidera na categoria “FDI strategy – Large cities”, à frente de cidades como Birmingham ou Manchester (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Antuérpia (Bélgica), Katowice (Polónia), Izmir ou Adana (Turquia), Gotemburgo (Suécia) e Bilbao (Espanha).

Foram comparadas as estratégias de promoção de investimento de 90 cidades e regiões, considerando critérios como o perfil e o número de investimentos estrangeiros atraídos nos últimos 12 meses, os setores de atividade em maior crescimento e os resultados das políticas locais em matéria de atração de talento, resiliência energética e sustentabilidade.

“O Porto é uma cidade que se molda, tolerante à mudança e capaz de concretizar os desejos dos que aqui pretendem viver, trabalhar ou estudar”, sublinha Ricardo Valente, acrescentando como o reconhecimento é demonstrativo de “uma cidade que ambiciona, concretiza e não tem medo de competir”.

Antes de alcançar o topo das Cidades e Regiões Europeias do Futuro do fDi Intelligence, o Porto já havia conquistado a 8.ª posição em 2018/19, a 5.ª na edição de 2020/21 e o terceiro lugar no pódio no ranking apresentado pelo Financial Times na última edição, 2022/23.

A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” será em Cannes, França, a 14 de março, e acontece em paralelo com o MIPIM, uma das maiores feiras de investimento imobiliário da Europa, onde o Porto marcará presença para, em conjunto com os municípios de Matosinhos e Vila Nova de Gaia, apresentar a iniciativa Greater Porto.

Atrair para o Porto, para a região e para toda a economia local

O evento “When the change become the future" contou também com uma mesa redonda onde o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo se juntou a Attila Czimmer, da agência internacional Kantar, e ao diretor da Natixis Portugal, Etienne Huret, para debater a “Política de Estratégia Económica para o futuro da cidade do Porto”.

E para o futuro, Ricardo Valente espera que o Porto tenha “passado a mensagem ao país de que precisa de atrair investimento” e de que a luta não se faz sozinho, uma vez que a InvestPorto tem atraído empresas também para municípios vizinhos. “O Porto luta pelos interesses económicos da cidade e da região”, sublinha o vereador, acrescentando como a fixação destas empresas tem também impacto na economia local.

Da parte das empresas, “o talento é a chave de tudo”, assegura Etienne Huret, admitindo como o Porto foi a escolha certa para investir. Com mais de duas mil pessoas a trabalhar na empresa, a Natixis Portugal reconhece a relação com as universidades, com quem têm também criado cursos específicos para a área financeira, como essencial para o sucesso construído no Porto, além da conetividade a outras cidades, a facilidade em línguas estrangeiras e “a vontade de aprender”.

Em sintonia na importância vital do talento encontrado no Porto, o diretor da Kantar reconhece como a cidade “oferece boas oportunidades e um pacote muito competitivo para investidores”. “Mais empresas irão atrair mais talento”, acredita Attila Czimmer, que sublinhou, ainda, o “apoio constante” que a empresa tem recebido da parte do Município desde que chegou à cidade.