Sociedade

Porto lidera projeto tecnológico para desenhar resposta integrada de combate à pandemia

  • Notícia

    Notícia

#DR_Data4Covid19.jpg

DR

O Município do Porto, através da Porto Digital, lidera o projeto Data4Covid19, que visa o desenvolvimento de uma plataforma para potenciar o cruzamento de múltiplas fontes de dados. Este recurso permitirá desenhar, implementar e monitorizar, de forma articulada, medidas de combate à pandemia.

Este projeto colhe benefícios das valências de várias empresas e centros de investigação, agregando dados e ferramentas de suporte à decisão, para melhorar a monitorização da saúde. O objetivo é a prevenção e a rápida definição do prognóstico da evolução da doença, num trabalho desenvolvido em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que lidera o vetor de saúde pública, e com a Câmara do Porto.

Com esta iniciativa, o Município do Porto garante uma resposta mais efetiva à crise sanitária e aos vários desafios causados pela pandemia em áreas críticas, como por exemplo a segurança e proteção civil, mobilidade, gestão de cadeias de abastecimento, gestão de recolha e tratamento de resíduos, apoio social, entre outras. Através do cruzamento de informação multissetorial, a plataforma permitirá, por exemplo, a criação de matrizes de risco de elevada resolução, com capacidade de potenciar uma atuação transversal na sociedade.

Nesta análise serão ainda considerados os dados económico-financeiros, pela relevância individual que têm no contexto atual. A pandemia tem afetado severamente as economias mundiais, pelo que qualquer tomada de decisão deve também considerar este impacto, sobretudo no médio-longo prazo, em áreas como o turismo ou o comércio local.

A plataforma receberá dados de fornecedores diversos, tais como a Metro do Porto, a Sociedade de Transportes Coletivos de Porto (STCP), a operadora de telecomunicações NOS, a Transportes Intermodais do Porto e a própria Porto Digital. Os dados estarão disponíveis para utilização e suporte à tomada de decisão pela ARSN, Câmara do Porto e pela entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O consórcio deste projeto conta com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da NOVA Information Management School, da escola de Data Science da Universidade Nova de Lisboa, e de mais dois parceiros privados, a NOS e a TekPrivacy, uma spin-off da Universidade do Porto, especialista na área de proteção de dados. O projeto tem ainda como parceiro a rede OASC (Open & Agile Smart Cities), uma rede internacional de smart cities.

O projeto Data4Covid19 é apoiado pela Agência Nacional de Inovação, com o apoio da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Regional do Norte [Norte 2020] e Programa Operacional Regional de Lisboa [POR Lisboa 2020].