Urbanismo

Porto lidera Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As intervenções no Palácio dos Correios, nos hotéis M.Ou.Co e Eurostars Aliados, e no Edifício Litografia Lusitana valeram ao Porto a liderança no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. A 10.ª edição do concurso decorreu na tarde desta terça-feira, no Palácio da Bolsa, e contou com a presença do vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha.

Depois do reconhecimento, no ano passado, como melhor reabilitação de escritórios em Portugal nos Prémio do Imobiliário, a emblemática casa dos Correios de Portugal no Porto volta a ver a intervenção, que sofreu em 2020, a ser reconhecida. O júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana considerou o Palácio dos Correios o melhor na categoria “Comercial & Serviços”.

No edifício, obra original do arquiteto Carlos Ramos, figura maior da arquitetura modernista portuense, e cuja recente intervenção se deve ao arquiteto Ginestal Machado, trabalham hoje empresas como a Critical Techworks, a Bold ou, mais recentemente, a francesa Devoteam. No final de julho de 2021, também os CTT voltaram a casa.

Também no verão de ano passado, nascia um “novo espaço cultural e hoteleiro” na cidade. O M.Ou.Co, que ocupa cerca de cinco mil metros quadrados com quartos, restaurante, sala de espetáculos e musioteca, foi distinguido no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana como a melhor intervenção em imóvel “Turístico”.

No campo da “Sustentabilidade”, o galardão foi atribuído ao Edifício Litografia Lusitana, cuja intervenção procurou virar a atenção para os fluxos pedonais e para a permeabilidade do espaço, com zonas verdes de prado regado, estrato arbustivo e arbóreo. Desde novembro, funciona ali a sede da concessionária de autoestradas Ascendi.

Para o Porto vieram ainda mais dois prémios, ambos atribuídos ao Hotel Eurostars Aliados. A intervenção foi reconhecida como a melhor na categoria "Cidade do Porto" e dividiu o prémio na área de "Reabilitação Estrutural" com o The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, em Lisboa.

Com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa organizada pela Vida Imobiliária, que procura destacar a excelência no setor imobiliário português.