Ambiente

Porto leva estratégia para a economia circular ao Fórum do Ambiente da Eurocities

  • Notícia

    Notícia

#mno_agua.jpg

A sustentabilidade em contexto urbano, o desenvolvimento da economia circular e o papel das cidades nas estratégias nacionais da agenda climática estão em destaque no Fórum do Ambiente do EUROCITIES, a decorrer em Amesterdão. O Porto é uma das cidades participantes no encontro, que se estende até sexta-feira, 6 de abril.

Sob o tema central "Rumo às cidades circulares: como ter sucesso", cerca de 230 representantes de 60 cidades da Europa reúnem-se para partilhar conhecimentos, práticas e políticas que vão ao encontro de um desígnio comum. Alterações climáticas, resposta ao desperdício, transição para energias limpas, qualidade do ar, valorização da água, biodiversidade e espaços verdes são tópicos de um debate alargado.

A Câmara do Porto está no fórum para dar a conhecer o trabalho local em termos de implementação da economia circular; os resultados alcançados e os projetos para o futuro. Neste âmbito, será apresentado o Roadmap do Porto para a Economia Circular, instrumento estratégico para a afirmação da Cidade Circular até 2030.

A EUROCITIES é uma rede de cidades europeias para a partilha do conhecimento. O vice-presidente do Município do Porto, Filipe Araújo, é "vice-chairman" do Fórum do Ambiente, no qual participa também como vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e da Inovação.