Sociedade

Porto lança projeto piloto para a integração profissional da comunidade migrante

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_conferencia_comunidade_migrante.JPG

Filipa Brito / Arquivo

O arranque do Porto_4_ All, um programa de integração profissional de migrantes da responsabilidade do Município do Porto, é assinalado com a conferência “Como potenciar a integração profissional de migrantes?”, que se realiza nesta quarta-feira de manhã, dia 5 de maio. O objetivo deste primeiro passo é dar a conhecer os apoios existentes à contratação de migrantes e partilhar boas práticas de integração profissional.

A abertura da conferência conta com o vereador da Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo, Carla Vale, delegada regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações.

O painel dedicado aos apoios existentes à contração e integração profissional de migrantes é assegurado por Vlademiro Duarte e Tiago Matos, do Alto Comissariado para as Migrações, e por Vítor Macedo, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto. Depois da partilha de boas práticas de integração profissional de migrantes, o encerramento da conferência é feito por Luís Vale, diretor da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, e por António Pêgo, diretor-geral do CESAE Digital - Centro Para o Desenvolvimento de Competências Digitais.

A sessão decorre entre as 9 e as 13 horas em formato online, através da plataforma Microsoft Teams, e destina-se a empresas e gestores de pessoas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

No contexto deste projeto piloto desenvolvido pela Câmara do Porto em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, a ANJE, a Associação Seiva, o Cesae Digital, a EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza e o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, estão ainda previstas outras iniciativas.

O Porto_4_All vai desenvolver ações de capacitação e aproximação ao mercado de trabalho, que possibilitem aos migrantes participantes no projeto aperfeiçoarem as suas competências de empregabilidade e apresentarem os seus objetivos profissionais a um conjunto de empresas associadas. Além dessas, serão implementadas ações de sensibilização e informação para potenciais empregadores, e ações de capacitação e informação para os profissionais da Rede Social do Porto, uma vez que serão estes que, numa primeira linha, se confrontam com a necessidade de apoiar esta população.

Prosseguindo os objetivos do Plano de Desenvolvimento Social, a Unidade Operacional de Intervenção de pessoas migrantes e de minorias étnicas, o projeto de Mediadores Municipais Interculturais e a Cidade das Profissões desenvolvem, desta forma, a estratégia para a integração profissional da comunidade migrante e da comunidade cigana.

Mais informações podem ser obtidas junto da Cidade das Profissões, através do email cidadedasprofissoes@cm-porto.pt ou pelo telefone 223 392 360.

Programa conferência "Como potenciar a integração profissional de migrantes?”

9 horas: Abertura
9,45 horas – 11 horas: Painel "Apoios existentes à contração e integração profissional de migrantes"
11,15 horas – 12,30 horas: Mesa redonda" Boas práticas de integração profissional de migrantes"
12,30 horas: Encerramento