Ambiente

Porto junta-se a líderes ambientais da Europa para inspirar ações urgentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Moreira_formal.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto junta-se, no próximo mês de fevereiro, em Paris, a dezenas de outras cidades e empresas com lugar na prestigiada lista A do “Carbon Disclosure Project” (CDP). Os Prémios Europeus do CDP voltam a acontecer, presencialmente, com o objetivo de promover o debate e a inspiração dos grandes decisores para ações urgentes no combate às alterações climáticas.

Sob o tema “Transformar a norma”, líderes políticos, empresários, cientistas e jornalistas “vão debater os passos para a transição de nossa economia e sociedade para um modelo verdadeiramente sustentável, compatível com os limites do nosso planeta”, diz a organização.

Rui Moreira é orador convidado para o painel "Transformar a norma sobre o clima: quão sérios devem parecer os planos de transição de 1.5°C" e estará ao lado dos diretores gerais da Signify, da Holcim e da Acciona, assim como da presidente da Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados, Verena Ross.

Ao longo do dia, outros painéis incluem as participações do presidente da Câmara de Olso (Noruega), do comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, do presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, e responsáveis máximos de empresas, como a LVMH (resultante da fusão da Moët et Chandon, da Hennessy e da Louis Vuitton), a L'Oréal, o Triodos Bank ou a Beiersdorf.

Ter o nome da restrita lista A do CDP significa o reconhecimento dos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e criar resiliência aos impactos das alterações climáticas. O Município do Porto está entre os distinguidos há dois anos consecutivos.

Para atingir a classificação A, a mais elevada, os municípios devem apresentar um inventário de emissões em toda a cidade. Além disso, devem ter definida uma meta de energia renovável para o futuro e ter publicado um plano de ação climática.

O CDP olha, ainda, para a avaliação de risco e vulnerabilidade climática feita pelas cidades, assim como para a existência de um plano de adaptação climática para demonstrar como irá enfrentar os riscos climáticos.