Ambiente

Porto investe cerca de 10 milhões de euros na descarbonização da limpeza urbana e recolha de resíduos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_novos_camioes_lixo_porto_ambiente_03.jpg

Miguel Nogueira

Consciente do seu papel enquanto líder pelo exemplo no desafio da descarbonização, o Porto vai investir cerca de 10 milhões de euros na aquisição de equipamentos e viaturas mais sustentáveis, ao serviço da Porto Ambiente, nas atividades diárias de limpeza urbana e recolha de resíduos na cidade.

No total serão mais de seis milhões alocados a soluções, na sua maioria elétricas, de suporte à atividade da limpeza de espaço público, nomeadamente equipamentos de varredura, que permitirão dotar esta área de maior eficiência.

No que diz respeito à recolha de resíduos, o valor ultrapassa os três milhões de euros destinados à modernização da frota, substituindo os mais antigos por meios que possibilitem otimizar o serviço prestado aos munícipes e, simultaneamente, privilegiar soluções mais sustentáveis, com veículos movidos a gás natural.

Estes investimentos representam um forte compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos portuenses e surge na sequência da aposta do Município do Porto nestas áreas, através de um investimento consistente e contínuo nos últimos anos e que tem permitido alcançar resultados históricos na reciclagem e na limpeza urbana e reconhecimento pelas principais entidades do setor.

Estas iniciativas, acolhidas de forma consensual por todas as forças políticas, surgem integradas na estratégia de descarbonização da atividade da Porto Ambiente, em linha com os com os objetivos da neutralidade carbónica, preconizados pelo Pacto do Porto para o Clima. A iniciativa, lançada publicamente em setembro de 2022, reúne já mais de 300 subscritores, entre elementos da sociedade civil, organizações, empresas e instituições unidas em prol da neutralidade carbónica na cidade até 2030.