Ambiente

Porto integra publicação europeia sobre projetos de cidades empreendedoras

  • Notícia

    Notícia

DR_Scaleup_Amesterdao.jpg

O papel dos governos locais na criação de ecossistemas tecnológicos foi o tema em foco na StartupCity Summit, que decorreu em Amesterdão. No âmbito da conferência, foi lançado um manual sobre boas práticas de 12 cidades europeias, sendo uma delas o Porto.

A conferência reuniu 300 dirigentes e agentes responsáveis por programas e políticas de startups e scaleups de 150 cidades. No encontro, organizado pela StartupAmsterdam e pela The Next Web, foi lançado o SCALE.CITIES Handbook. Neste manual, cada uma das 12 cidades participantes apresenta um caso de estudo sobre um dos seus projetos, iniciativas ou programas, partilhando dados sobre a sua forma de concretização, resultados alcançados e ensinamentos retirados.

Apesar das inúmeras diferenças, há um fator comum a todos os projetos apresentados na obra: a importância do envolvimento da governação local.

No caso do Porto, é dado destaque à Convocatória Aberta do ScaleUp Porto, uma iniciativa do Município que se destina a aumentar o impacto das ações da comunidade de empreendedorismo, inovação e tecnologia, contribuindo para um ecossistema mais dinâmico. Ao abrigo do projeto, já na segunda edição, foram recentemente anunciadas as ações que vão animar a cidade até ao fim deste ano.

A rede SCALE.CITIES, responsável pelo manual e que conta já com 20 cidades, foi criada para ligar os elementos do poder local que desempenham um papel determinante no fortalecimento dos seus ecossistemas de startups, assentando num objetivo principal: ajudar as startups a crescer rapidamente, escalar globalmente e garantir que cada cidade lhes proporcionam um ecossistema sustentável para o seu crescimento.