Economia

Porto Innovation Hub vai ter novas instalações na Baixa

  • Notícia

    Notícia

#go_porto_instalacoes_pihpd1.jpg

O Porto Innovation Hub ficará brevemente instalado no Largo do Dr. Tito Fontes e vai ter como vizinha uma das maiores tecnológicas do país, a Critical Software. O projeto, criado em 2016 pela Câmara do Porto através da Associação Porto Digital, é um laboratório vivo que pretende fortalecer o ecossistema de inovação e criatividade da cidade.

Fazer desta nova morada uma verdadeira "casa de inovação" é um dos propósitos subjacentes à mudança de instalações do Porto Innovation Hub (PIH), que transitará do antigo edifício dos CTT, na Rua Dr. António Luís Gomes, para o Largo do Dr. Tito Fontes (a cerca 500 metros de distância), daqui a aproximadamente três meses.

O espaço temporário ocupado pelo Porto Innovation Hub foi, durante o ano passado, ponto de encontro de especialistas, atores políticos, académicos, técnicos e sociedade civil que, em torno do vasto tema "A Inovação na transformação da Cidade", apresentaram ideias e contributos válidos, segmentados em múltiplas sessões.

Mobilidade na cidade, arquitetura e urbanismo, privacidade e segurança digital, clima urbano e energias renováveis, economia digital e novas oportunidades, são apenas alguns exemplos dos 24 debates que tiveram lugar no PIH, sempre amplamente participados.

De toda esta produção de pensamento foram recolhidas ideias e propostas (mais de 300), também transportadas para o livro "A Inovação na transformação da cidade", importante guião para a estratégia do Município para a área da inovação.

Nesta nova morada será dada continuidade ao projeto, que também beneficiará da proximidade de uma das principais empresas tecnológicas do país e da Europa, a Critical Software, que recentemente uniu forças com a BMW, para instalar, também no Porto, a nova Critical TechWorks (que já está em funcionamento na zona do Campo Alegre).

Transformar, pois, projetos em ações concretas são as metas traçadas pelo Porto Innovation Hub para os próximos tempos, podendo-se adiantar, desde já, que o plano inclui a preparação de um guia de inovação, um programa e um conjunto de atividades que estarão prontas para arrancar logo após a inauguração do espaço.

A obra, que envolve a requalificação e a transformação de um espaço de escritórios para implementação das instalações do Porto Innovation Hub e da Associação Porto Digital, é assegurada pela GO Porto - empresa municipal de gestão e obras do Porto. O investimento aproximado é de 140 mil euros e tem uma duração prevista de três meses.