Desporto

Porto Gaia Granfondo regressa à estrada com três percursos distintos e exigentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Decorreu na manhã de quarta-feira, dia 22 de março, a conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do Porto Gaia Granfondo. Depois do sucesso no ano de estreia, a prova de cicloturismo regressa a 2 de abril com três percursos que partem do centro da cidade Invicta e passam por outros seis municípios.

Depois de revistos alguns dos melhores momentos da primeira edição, que em 2022 juntou 1300 atletas, a cerimónia teve intervenções da vereadora da Juventude e do Desporto, Catarina Araújo, e do seu homólogo de Vila Nova de Gaia, Guilherme Aguiar, do presidente da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, e ainda do ex-ciclista profissional Cândido Barbosa, mentor e organizador do evento.

Catarina Araújo começou por sublinhar a extrema importância desportiva do evento, como se "prova pelo número de participantes da primeira edição". Realçou depois a "beleza dos seus percursos" e mencionou outro aspeto de grande relevância para os municípios representados: "a promoção do turismo".

No que diz respeito ao Porto, a vereadora realçou ainda "o que esta prova significa, em termos da promoção e da afirmação da cidade, juntando duas coisas que, no Porto, temos querido fazer: combinar a vertente desportiva – seja competitiva ou de lazer – com o impacto económico e turístico".

Deixou depois um elogio à organização: "esta prova, pela sua qualidade, pela sua beleza, tem sabido surpreender-nos e superar-se, apesar das dificuldades do momento". E fez votos de que o número de ciclistas aumente nesta segunda edição, mostrando-se "certa de que será um enorme sucesso".

Inscrições abertas até dia 30 de março

Por sua vez, o vereador do Desporto da Câmara de Gaia, Guilherme Aguiar, optou por destacar a relevância social da modalidade: "o ciclismo é, indiscutivelmente, uma das formas mais utilizadas pela comunidade para fazer exercício". Salientou depois que o Porto-Gaia Granfondo é uma "boa forma de promover a modalidade e o exercício físico", revelando que ele próprio o pôde comprovar quando participou numa prova do género entre as duas cidades.

O diretor do Porto-Gaia Granfondo, Cândido Barbosa, fez uma descrição técnica e logística pormenorizada dos três percursos, que apresentam distâncias e níveis de exigência distintos: o Minifondo (52,1 quilómetros), "para os atletas que não estão tão preparados e para aqueles amantes do ciclismo que nem sempre tem acesso a uma bicicleta profissional", o Mediofondo (98 quilómetros), "para aqueles que já andam 'um bocadinho' de bicicleta" e o Granfondo (156,6 quilómetros), "para os mais arrojados".

O ex-atleta, vencedor de 25 etapas da Volta a Portugal, recordou ainda que as inscrições estão ainda abertas até 30 de março.

Em representação da Associação de Ciclismo do Porto (ACP), José Luís Pacheco referiu que, “numa época em que tanto se fala de sustentabilidade, a bicicleta é mesmo um veículo de eleição" e alertou para a importância de "ter mais gente nas ciclovias, o que terá um benefício extraordinário para a sociedade". Anunciou depois uma das grandes novidades desta segunda edição, a Grom Race, um encontro de escolas com o propósito de "promover o prazer do uso da bicicleta" junto das crianças, que decorrerá na véspera da prova, dia 1 de abril. Em linha com esta iniciativa, o presidente da ACP quis ainda recordar o Ciclismo vai à Escola, projeto dirigido aos alunos do Ensino Básico, que, no Porto, está a ser implementado pela autarquia, através da empresa municipal Ágora, com resultados muito satisfatórios para todos os envolvidos.

Depois de Miguel Indurain no ano de estreia, esta segunda edição tem como padrinho outro nome sonante do ciclismo espanhol e mundial:Alejandro Valverde, homem que encerrou em 2022 uma carreira recheada de vitórias, incluindo 17 etapas nas três maiores provas da modalidade (Giro de Itália, Tour de França e Vuelta a Espanha).

O Porto-Gaia Granfondo regressa assim no primeiro domingo de abril para, segundo a organização, "percorrer algumas das mais bonitas estradas do Norte de Portugal, sempre enquadrados pelas belíssimas paisagens das margens do rio Douro e também do Paiva. Além das duas cidades que dão o nome à prova, os ciclistas vão passar por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira.