Desporto

Porto foi palco de recriação histórica do primeiro jogo de rugby português

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assinala-se, este ano, o centenário do primeiro jogo de rugby realizado por praticantes portugueses. Estava-se em 1922 quando o Royal Football Club disputou a primeira partida desta modalidade em Portugal.

O clássico foi recriado no sábado, naquele que é o mais antigo clube desportivo do país: o Oporto Cricket and Lawn Tennis Club, na Rua do Campo Alegre. A vereadora do Desporto, Catarina Araújo, esteve presente nesta iniciativa inédita, que contou com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora.

Numa oportunidade única de viajar ao passado e conhecer os primórdios da modalidade em Portugal, foi recriada a partida que opôs o Royal Football Club e os Sportmans da Colónia Inglesa de Carcavelos, no antigo Stadium, espaço onde atualmente está situado o Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Nesta recriação, o jogo opôs a equipa composta por antigos jogadores do rugby nacional a um grupo de jogadores de uma formação constituída por antigos jogadores ingleses (todos com mais de 50 anos). Os participantes estiveram equipados como os rugbymans de há 100 anos e disputaram a partida com as regras de rugby que, na altura, vigoravam.

Para além de Catarina Araújo, o momento contou com a presença de representantes da Federação de Rugby de Portugal e antigas glórias deste desporto.