Cultura

Porto exibe pela primeira vez obras de pintura e ilustração de Raul Brandão

  • Notícia

    Notícia

#columbano_raul_brandao_e_esposa.jpg

A desconhecida vertente pictórica da obra de Raul Brandão é a grande novidade do programa articulado de eventos que celebra, no Porto, os 150 anos do nascimento de Raul Brandão. Já neste sábado, é inaugurada uma exposição com dois polos e realizado um encontro/conversa que dão ênfase a diferentes aspetos do legado do escritor portuense.

A exposição "Raul Brandão: 150 anos - biografia e obra literária" é inaugurada pelo presidente da Câmara às 16 horas, na Biblioteca Pública Municipal do Porto (ao Jardim de São Lázaro). Com curadoria de Vasco Rosa, reúne inúmeros documentos de acervo que dão uma panorâmica da biografia de Brandão e da sua obra literária, com natural enfoque em "Húmus", uma das obras-primas de maior influência na literatura portuguesa e cujo centenário está a ser celebrado.

A exposição pretende contribuir para a (re)leitura e descoberta da obra de Raul Brandão, pelo que terá outro polo na Casa-Museu Guerra Junqueiro, a inaugurar também neste sábado, pelas 17 horas, sob o tíulo "Raul Brandão: 150 anos - pintura e ilustração".

Reabrindo para o efeito após as obras de requalificação de que foi alvo, a Casa-Museu, situada na Rua de Dom Hugo (à Sé), apresenta uma perspetiva sobre a obra pictórica de Raul Brandão, raramente vista e que é mostrada pela primeira vez no Porto. Aqui se expõe também uma ilustração contemporânea e póstuma a partir de alguns livros: de Carlos Carneiro e Joaquim Lopes a Mário Botas, Filipe Abranches e Luís Manuel Gaspar.

Esta dupla exposição reúne acervo municipal e de uma série de entidades públicas e privadas que se associam à Câmara do Porto na iniciativa, cedendo algumas das obras e peças mais significativas do percurso artístico de Raul Brandão. Entre elas estão fotografias inéditas dos bastidores da adaptação cinematográfica de "O Gebo e a Sombra", realizada por Manoel de Oliveira em 2012.

O guião original do filme é, aliás, apresentado como o objeto deste sábado em mais uma sessão de "Um Objeto e Seus Discursos", às 18 horas, também na Casa-Museu Guerra Junqueiro, com acesso livre.

A programação que assinala o 150.º aniversário de Raul Brandão desenrola-se até setembro e nela se compreendem uma alusão especial na Feira do Livro do Porto, iniciativas dirigidas ao público escolar, diversas conferências e um concerto na Foz, local onde o autor nasceu.

Consulte todas as atividades aqui.