Desporto

Porto está preparado para receber a primeira "final four" da Liga das Nações

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto está preparada para acolher a final four da primeira edição da Liga das Nações que será disputada também em Guimarães, de 5 a 9 de junho, assegurou hoje o presidente da Câmara do Porto. Além de Portugal, participam nesta competição as seleções de futebol da Suíça, da Holanda e de Inglaterra.

"Já muito trabalho foi feito; não trabalhamos de improviso. Isto não é para inglês ver, para suíço ver, para holandês ver, é para todos viverem", disse Rui Moreira na apresentação da prova, que decorreu nesta sexta-feira, no átrio da Câmara do Porto.

"É a primeira vez que a cidade recebe um evento do género e teremos a Supertaça Europeia de 2020. Em dois anos, acontece o que nunca tinha acontecido", sublinhou o autarca, garantindo que o Porto vai saber lidar "com a pressão" de organizar um acontecimento desportivo de larga escala.

Reiterando a colaboração que tem havido entre ambos os municípios que recebem o torneio, o presidente da Câmara do Porto elogiou Guimarães e os pergaminhos que a cidade vimaranense já tem no acolhimento de eventos desportivos, que sabe viver com grande intensidade. Mas, naturalmente, espera que seja o Estádio do Dragão a receber Portugal na final.

O autarca de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou também a "articulação perfeita" que tem havido entre as duas autarquias na fase de preparação da competição que, pela sua dimensão e natureza, faz com que "as atenções estejam viradas para estas duas cidades portuguesas".

"Nestes eventos desportivos o importante é receber bem, com emoção", disse.

Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, no seu discurso, manifestou a certeza de que a organização "vai honrar o país nesta grande competição" e que a fase final será "um capítulo inesquecível na história do futebol europeu".

Fernando Gomes afirmou também que "Portugal tem demonstrado ao longo dos anos uma enorme capacidade para organizar grandes eventos" e que "estão criadas as condições perfeitas para mais um feito enorme do futebol europeu".

Dentro das quatro linhas, o desejo é "que Portugal esteja ao seu nível, ganhe a meia-final frente à Suíça], jogue a final e depois conquiste o troféu", referiu Fernando Gomes, reconhecendo contudo que a qualidade desportiva das seleções envolvidas está acima da média.

Como embaixador da prova, o antigo guarda-redes do F.C. Porto e da Seleção Nacional Vítor Baía acredita que Portugal "tem equipa para poder vencer" e pesa na balança do favoritismo o fator de jogar em casa.

"Os jogadores estão habituados a viver com pressão e esta conquista, naturalmente, que quererão juntar ao grande feito do último campeonato da Europa", disse o antigo internacional português.

Como será a fase final da Liga das Nações

A fase final da Liga das Nações arranca a 5 de junho (quarta-feira) com o jogo Portugal-Suíça, no Estádio do Dragão, no Porto, e prossegue no dia seguinte com o Holanda-Inglaterra, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, ambos pelas 19,45 horas.

Para 9 de junho (domingo) está marcado o encontro que irá ditar o terceiro e quarto lugares (entre as seleções derrotadas nas meias-finais) pelas 14 horas, no Estádio D. Afonso Henriques. A final da prova acontece no mesmo dia, mas no Estádio do Dragão, pelas 19,45 horas.

As seleções visitantes (Suíça, Holanda e Inglaterra) já estiveram em ambas as cidades anfitriãs e estão, de acordo com o diretor de competições e eventos da FPF, Carlos Lucas, "muito satisfeitas com as condições oferecidas" a nível dos estádios, hotéis e centros de estágio.

"Fan Meeting Points"

No Porto, os fan meeting points vão localizar-se na Avenida dos Aliados e na Praça Francisco Sá Carneiro (conhecida como Praça Velásquez) para os adeptos das Quinas.

Os apoiantes da Suíça, que enfrentará a seleção nacional na primeira meia-final, vão ficar concentrados na Alfândega do Porto e no Parque da STCP da Bonjóia.

Na cidade-berço, os ingleses ficarão concentrados no Multiusos de Guimarães e os holandeses no Parque da Cidade.

Bilhetes para os jogos

Os bilhetes para a final four da Liga das Nações estão disponíveis para venda no site da UEFA, não havendo lugar a qualquer tipo de sorteio. Cada adepto pode comprar até quatro ingressos e ainda há bilhetes disponíveis para todos os jogos.

Os bilhetes para os encontros das meias-finais e terceiro e quarto lugares variam entre os 30 e os 120 euros e os da final entre 40 e 150 euros.

A Liga das Nações introduz uma nova modalidade: os UEFA Super Sunday. Estes bilhetes permitem o acesso à final ou ao jogo de atribuição do terceiro lugar, dependendo de onde a seleção dos adeptos jogar.