Sociedade

Porto cumpre e é exemplo nas medidas contra a pandemia de Covid-19

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto foi exemplar e pioneira em Portugal na tomada de medidas contra a progressão da pandemia de COVID-19 e os portuenses estão também na vanguarda e a maioria procura cumprir restrições.

Depois de ter sido a primeira cidade do País a determinar o encerramento de serviços municipais, há quatro dias, nomeadamente museus, teatros e serviços suplementares, adotando um plano de contingência interno para os trabalhadores do Município, Rui Moreira anunciou ontem medidas mais duras, enviando para casa muitos dos funcionários municipais, que ficam vinculados a teletrabalho, encerrando mercados de rua não alimentares, parques infantis, parques públicos e outras estruturas municipais, nomeadamente com atendimento público. A medida do Porto, pioneira a nível nacional, foi seguida pela generalidade das instituições da cidade, como fundações, locais de grande afluência de público e turistas e até muitos estabelecimentos privados.

Ontem a medida anunciada pela Câmara do Porto foi seguida por outros municípios, com maior ou menor extensão.

Mas o mais importante é verificar que as medidas e a mensagem de Rui Moreira estão a dar resultados positivos. Pese embora haja ainda público pouco avisado, as diferenças de comportamento dos portuenses para outras paragens é notável e faz-se já sentir em várias zonas da cidade de grande afluência de público.

Ainda assim, a Polícia Municipal tem procurado sensibilizar a população, afastando a possibilidade de concentração de pessoas em locais em que tipicamente isso acontece.

O civismo dos portuenses nota-se também no trânsito, que este sábado apresenta diferenças muito significativas. O mapa de tráfego da cidade, captado à mesma hora de um sábado normal, apresenta níveis de afluência e circulação na cidade muito distintos, como se pode ver nas imagens.

Oiça aqui a mensagem de Rui Moreira que está a sensibilizar os portuenses e que anuncia medidas restritivas que agora estão a ser seguidas noutras cidades do nosso país: