Sociedade

Porto ergueu “Uma voz pela paz” na Ucrânia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Uma voz pela paz”, o concerto solidário – totalmente esgotado - que juntou em palco mais de 30 músicos, é mais um eco da vontade que o Porto tem demonstrado em ajudar os ucranianos que fogem da invasão russa. As receitas reverteram na totalidade para a Cruz Vermelha Ucraniana, a Voices of Children e a UBTS Emergency Center.

“O princípio do mundo começou agora”. A frase de esperança para o fim da invasão da Ucrânia, escrita por Pedro Abrunhosa numa canção dedicada às vítimas ucranianas, “Que o amor te salve nesta noite escura”, reflete o sentido da noite que ontem se viveu no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Também por fora, o pavilhão iluminou-se de amarelo e azul, as cores da bandeira ucraniana, numa inicitiva da Câmara do Porto para dar mais força às vozes que apelavam à paz no seu interior.

Vêm de estilos musicais diferentes, cantam para públicos heterogéneos, mas desta vez deram a voz por uma causa única e a música foi de união. Com apresentação de Catarina Furtado, Carolina Deslandes, Diogo Piçarra, Dino D'Santiago, Capicua, Gisela João, Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa, David Fonseca, Maria João, Marisa Liz, Moullinex, Teresa Salgueiro, We Trust e tantos outros deixaram no Porto uma mensagem sonora de apelo à paz.

A iniciativa, de Selma Uamusse e André Tentugal, procurou ser “um concerto em jeito de abraço solidário e de clamor pela reposição da normalidade no território da Ucrânia”. “É a nossa música ao serviço da solidariedade e da celebração da fraternidade entre os povos”, dizem.

Para continuar a ajudar o povo ucraniano, mantém-se em andamento a campanha “Somos Todos Ucrânia”, que junta os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos na missão de angariar bens essenciais, encontrar alojamento e emprego para os refugiados que chegam à região, assim como disponibilizar serviços de apoio.

Desta Frente Atlântica unida já saíram dois camiões com donativos rumo à fronteira da Polónia com a Ucrânia.