Inovação

Porto entre as cidades europeias onde as startups vão chegar a unicórnios e valer mais de mil milhões de dólares

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_postais_porto_04.jpg

Não é – neste caso – uma figura mitológica, mas o desejo de muitas startups: chegar a valer mais de mil milhões de dólares (cerca de 830 milhões de euros). Uma meta, essa sim, quase mitológica, mas que está ao alcance das empresas nascidas no Porto. Essa é a conclusão de um relatório divulgado pela The Startup Cities Alliance (SCALE), que coloca a cidade portuense entre as 13 metrópoles europeias que serão o berço das 132 empresas unicórnio que vão nascer na Europa nos próximos anos.

A rede de empreendedorismo da qual o Porto faz parte apresenta, neste momento, apenas 54 empresas dessa dimensão, mas o relatório da tecnológica holandesa Dealroom.co mostra que o número irá disparar. A análise sublinha que sete das dez empresas de software mais valiosas da Europa têm a sua sede nas cidades que integram a rede SCALE. Ao lado do Porto estão Amsterdão, Antuérpia, Barcelona, Berlim, Colónia, Hamburgo, Helsínquia, Lisboa, Munique, Roma, Estocolmo e Viena.

Com a perspetiva dos mais de 130 unicórnios, o documento – lançado quase ao mesmo tempo que o mapa do ecossistema europeu de startups – garante que esta rede de cidades irá mesmo ultrapassar concorrentes mundiais nos próximos anos, chegando a disputar o primeiro lugar com as potências que são os Estados Unidos e a China.

De acordo com o mapa organizado pela SCALE, esta aliança europeia é a quinta maior “maternidade” de unicórnios, sendo que as startups fundadas por estas cidades, desde o ano 2000, valem um total de 350 mil milhões de euros, arrecadaram aproximadamente 27 mil milhões em financiamento de capital de risco nos últimos cinco anos, e são responsáveis por cerca de 300 mil empregos, número sempre em crescimento.

“A maioria concorda que 2020 foi disruptivo, difícil e isolado para muitos de nós na Europa, mas ao mesmo tempo percebemos que se abriu um caminho para maior criatividade, conectividade e colaboração, especialmente entre a indústria de tecnologia. A rede de cidades Scale tem tentado tirar o melhor proveito da pandemia, utilizando-a como um catalisador para fortalecer a cooperação entre nós e trabalhar mais para viabilizar oportunidades para as nossas startups no continente”, garante Kriya Mehta, responsável pelas Relações Internacionais da Startup Amsterdam.

No início do ano, o relatório da Building Global Innovators e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia já distinguia a presença no Porto de diversas empresas na liderança do ranking das empresas portuguesas inovadoras que mais cresceram em 2020.

Tendo o país já três unicórnios constituídos – a OutSystems, a Farfetch, presente no Boavista Office Center, e a Talkdesk, com escritório junto ao Campo 24 de Agosto – nasceram na cidade pelo menos duas outras empresas com potencial para esse patamar: a Sword Health, que se encontra a recrutar, e a Platforme.

Um estudo do ano passado, o "Re:think | Re:build | Re:load: Caracterização do Ecossistema de Empreendedorismo da Região do Porto" concluía que as startups da cidade representam volume de negócios anual superior a 126 milhões de euros.