Urbanismo

Porto abre a porta da Casa da Arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_casa_da_arquitetura.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto vai submeter à Assembleia Municipal a adesão à Casa da Arquitetura, associação sem fins lucrativos que assume a divulgação do setor em Portugal. Decisão unânime foi tomada esta segunda-feira, em reunião privada do Executivo.

A proposta, assinada pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público e Habitação, reconhece “o relevante interesse público local” da associação, que vem sendo “um veículo de promoção do património e da cultura arquitetónica, entre outras, da cidade do Porto”.

Desde a sua constituição, em 2007, a Casa da Arquitetura vem-se mostrando crucial para a “preservação do espólio de arquitetos conceituados do panorama nacional e internacional”, oferecendo “atividades de caráter lúdico, turístico, cultural e social para os mais diversos públicos”, sublinha Pedro Baganha.

Através de cursos, palestras e colóquios, publicações e edições de design, a associação é um dos principais responsáveis por “um melhor conhecimento e defesa do património arquitetónico municipal, nacional e internacional”, mostrando “a arquitetura como um produto cultural, educacional, social, comercial e industrial”.