Turismo

Porto eleito uma das melhores cidades da Europa em 2021 pela Condé Nast Traveler

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casario_vista_gaia

Miguel Nogueira

O Porto surge em segundo lugar no ranking das melhores cidades da Europa em 2021, numa votação realizada pelos leitores da conceituada revista Condé Nast Traveler. É a única cidade portuguesa a figurar no top 10.

O anúncio foi publicado no feriado de 5 de Outubro e começa agora a ganhar lastro. A cidade do Porto, de acordo com a própria publicação, “destrona a capital portuguesa na lista deste ano”, uma vez que Lisboa desce à 15.ª posição da lista.

O score (pontuação) atribuído ao Porto pelos votantes atinge uns impressionantes 92.78, atrás da vencedora Istambul (Turquia), que conseguiu 93.67 pontos, ou seja, nem a um ponto absoluto de distância da cidade Invicta.

A terceira posição no ranking pertence a San Sebástian (Espanha), com 91.52 pontos.

No geral, a avaliação observou critérios como a gastronomia fora de série, a oferta hoteleira com elevados padrões de serviço e de qualidade, a hospitalidade dos locais, além da tradição histórica de cada cidade.

Para a 34.ª edição anual da Reader’s Choice Awards da Condé Nast Traveler (CNT) contribuíram mais de 800 mil leitores de todo o mundo que responderam ao questionário, que pedia resposta a vários parâmetros em múltiplas escalas.

Aliás, no ano em que o Porto é vice-campeão entre as cidades europeias, também Portugal obtém o galardão de melhor destino do mundo.

Em março deste ano, a cidade do Porto já tinha sido eleita pela CNT como um dos melhores destinos para viajantes individuais, para além de, em 2020, ter obtido a distinção de uma das cidades mais amigáveis do continente europeu.