Sociedade

Porto e Xangai estreitam relações nos domínios da Cultura e do Turismo

  • Notícia

    Notícia

A Cultura e o Turismo estabelecem-se formalmente enquanto pontes de ligação entre o Porto e Xangai. O presidente da Câmara do Porto recebeu esta manhã nos Paços do Concelho uma delegação daquela cidade chinesa chefiada pelo seu homólogo, Ying Yong.

De modo a aprofundar ainda mais as relações bilaterais entre as duas cidades, geminadas desde 1995, foi nesta terça-feira assinado um Memorando de Entendimento para o intercâmbio e cooperação no âmbito cultural e turístico.

"Xangai é uma das mais importantes cidades do mundo com a dimensão que tem, com a sua pujança económica e também pela sua extraordinária arquitetura contemporânea", disse Rui Moreira que visitou, há sensivelmente um ano, aquela que é maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo com 24 milhões de habitantes. 

O presidente da Câmara do Porto considerou Xangai "uma cidade muito vibrante do ponto de vista cultural" entre museus e diversos centros culturais.

"É também uma cidade que mantém um extraordinário charme", por exemplo, "nos bairros operários", "nos seus edifícios históricos" e "naquilo que é a preservação de um património que não quer esquecer", referindo que, embora o Porto seja cerca de 1% da dimensão de Xangai, é com satisfação que também pode mostrar aquilo que tem sido feito "em termos da preservação do património".

Ying Yong sublinhou "o grande potencial de mais parcerias entre Xangai e o Porto no futuro".

"Durante o nosso encontro, conversamos em profundar as cooperações em áreas como economia, comércio, ciência e tecnologia, renovação urbana", exemplificou o presidente da Câmara de Xangai.

O autarca chinês disse, ainda, estar "fascinado" com o Porto, "uma cidade europeia tão bonita com o seu Centro Histórico, património mundial, o vinho do Porto de sabor e aroma tão distintos e mais importante pelo potencial de mais colaborações e intercâmbios entre nós".

A receção na Câmara do Porto teve início com uma cerimónia privada de apresentação de cumprimentos, seguida da assinatura do Memorando de Entendimento na Sala Dona Maria, momento ao qual assistiram vários representantes da comunidade chinesa no Porto.

Após a sessão, Rui Moreira e Ying Yong fizeram um pequeno passeio pelo Centro Histórico do Porto, com passagens pela Livraria Lello e Museu do Vinho do Porto. Seguiu-se um almoço na Casa do Roseiral.