Ambiente

Porto e Vitória-Gasteiz (País Basco) anunciam pacto de colaboração para a transição energética e competitividade

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e de Vitória-Gasteiz (País Basco), Gorka Urtaran, anunciaram, esta manhã, em conferência de imprensa, no Palácio de Congressos Europa, naquela cidade basca, a intenção de firmar, nos próximos meses, um acordo de colaboração para melhorar as relações ambientais entre as duas cidades, nomeadamente a nível da transição energética e competitividade, no âmbito da economia verde.

Rui Moreira sublinhou que a troca de experiências entre as duas autarquias permitirá apresentar “projetos de sustentabilidade, não só ambiental, mas também social. Não é possível garantir a troca de experiências se os cidadãos não compreenderem o que estamos a fazer nestas duas áreas”, afirmou.

“Vitória-Gasteiz é uma inspiração no tema da sustentabilidade. Podemos aprender conjuntamente, de modo a tentar retardar o processo das alterações climáticas”, acrescentou o autarca portuense, que convidou o seu homólogo basco a visitar, ainda este ano, o Porto.

Para o presidente da autarquia de Vitória-Gasteiz, o principal objetivo do acordo é ser mais competitivo economicamente, além de servir de exemplo para outras cidades europeias líderes, como o Porto. “Vamos estreitar os laços entre as duas cidades para que, nos próximos meses, possamos assinar um protocolo de colaboração”, anunciou Gorka Urtaran, garantindo que “este projeto servirá para partilhar experiências, conhecimentos, abordar em conjunto as questões da neutralidade carbónica, garantir serviços públicos de qualidade, apostar numa economia verde e competitiva”.

Elogios ao trabalho da autarquia basca

Os dois autarcas participaram no Fórum Cidades Verdes (na mesa-redonda sobre “O Movimento Verde”), que está a decorrer esta quarta-feira na cidade basca, organizado pelo Diário de Notícias de Álava, por ocasião do 10.º aniversário da distinção de Vitória-Gasteiz como Capital Verde europeia.

Rui Moreira elogiou o “trabalho fantástico” desenvolvido pela autarquia de Vitória-Gasteiz e deu a conhecer aos participantes os projetos que estão a ser desenvolvidos no Porto, de modo a atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do Pacto para o Clima. “Este será um esforço coletivo e amplamente participado, com o envolvimento dos cidadãos e organizações”, disse o autarca portuense.

Recorde-se que a missão da Comissão Europeia destinada a fomentar a neutralidade carbónica de 100 cidades até 2030 recebeu cerca de 400 candidaturas. As cidades escolhidas, entre as quais está o Porto, vão agora ter acesso a oportunidades de financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes.

“Podemos ir mais rápido. Como? Trabalhando com as crianças e os jovens nas escolas, de que não se trata já só de emergência climática, mas uma questão de futuro”, acrescentou.

"Não podemos impor comportamentos"

O trabalho do Porto tem sido reconhecido noutros fóruns e por outras entidades relevantes. A título de exemplo, e à semelhança do que já havia sucedido em 2020, em 2021 o Disclosure Insight Action (CDP) voltou a incluir o Porto na lista A de cidades mundiais que se distinguiram, em 2021, pela ação e transparência ambiental.

Transformar o Porto numa "cidade circular" até 2030 é o foco da estratégia autárquica em curso nesta matéria, plasmada no Roadmap para a Economia Circular 2030.

“Numa sociedade democrática não podemos impor comportamentos. É fundamental trabalhar com as comunidades, com as pessoas para a troca de hábitos. Não pode ser imposto, por ditadura. Tem de ser por criação de um espírito transeuropeu", concluiu.

Para além do presidente da Câmara do Porto participaram na mesa-redonda o autarca de Vitória-Gasteiz, Goran Urtaran, e o diretor geral do Meio Ambiente da Comissão Europeia, Luís Planas, que destacou o exemplo da autarquia basca e do Porto, “exemplos de compromisso e aposta na agenda da transição climática”.

À margem do Fórum, Rui Moreira teve oportunidade de visitar os Paços do Concelho de Vitória-Gasteiz e viajar de metro até ao Palácio de Congressos Europa.