Política

Porto e Timisoara estreitam relações de cooperação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois de, em 2018, ter sido assinado um acordo de cooperação entre os municípios do Porto e de Timisoara (Roménia) - sessão realizada nos Paços do Concelho, e que contou com as presenças do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do seu congénere romeno, Nicolae Robu -, o atual presidente do município de Timisoara, Dominic Fritz, foi recebido, esta segunda-feira, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara.

Rui Moreira e Dominic Fritz tiveram oportunidade de estreitar as relações de cooperação que unem as duas cidades. Timisoara é, este ano, capital europeia da cultura – “Brilhe a sua luz - Ilumine a sua cidade!” é o tema do evento –, tendo o presidente da Câmara do Porto estado na sua inauguração, em fevereiro.

O autarca romeno assinou o livro de honra do Município do Porto, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma deslocação ao Mercado do Bolhão, com os autarcas a interagirem com comerciantes e população em geral.

Antes, as delegações das duas cidades estiveram na Casa do Roseiral. Para além de Rui Moreira, participaram neste encontro o vice-presidente, Filipe Araújo, e os vereadores do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha. A comitiva romena era composta pela embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, conselheiro do presidente da Câmara de Timisoara, Alexandru Varzaru, ministro conselheiro da embaixada, Artur Raducanu, e pelo diretor do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, Dinu Gîndu.

Mais tarde, a comitiva romena participou, na Associação Empresarial de Portugal (AEP), num fórum. O encerramento contou com as presenças do autarca de Timisoara, Dominic Fritz, e do vereador da Economia, da Câmara do Porto, Ricardo Valente.